Visa, Mastercard, eBay e Stripe seguem o PayPal e abandonam o Projeto Libra

Membros originais abandonam projeto Libra do Facebook  

Mastercard, Visa, eBay, Stripe e Mercado Pago abandonaram a Libra Association, liderada pelo Facebook.

O Financial Times informou na sexta-feira que o eBay e o Stripe abandonaram o projeto de criptomoeda Libra, citando pressão política, após o PayPal, que já havia abandonado o projeto no início desta semana. Um porta-voz da Mastercard confirmou que a empresa também estará se retirando.

Pronunciamento oficial da Visa, Mastercard, eBay, Stripe e Mercado Pago

Em comunicado, o porta-voz da Mastercard disse:

“A Mastercard decidiu que não se tornará membro da Associação Libra no momento. Continuamos focados em nossa estratégia e em nossos próprios esforços significativos para permitir a inclusão financeira em todo o mundo. Acreditamos que há benefícios em potencial nessas iniciativas e continuaremos a monitorar o esforço da Libra.”

Da mesma forma, um porta-voz da Visa disse:

“A Visa decidiu não ingressar na Libra Association neste momento. Continuaremos a avaliar e nossa decisão final e será determinada por vários fatores, incluindo a capacidade da Associação de satisfazer plenamente todas as expectativas regulatórias necessárias. O interesse contínuo da Visa na Libra decorre da nossa crença de que redes bem regulamentadas baseadas em blockchain podem estender o valor de pagamentos digitais seguros a um número maior de pessoas e lugares, principalmente em mercados emergentes e em desenvolvimento.”

Um porta-voz do eBay disse ao Financial Times que, embora a empresa respeite a visão da Libra Association, optou por se concentrar em liberar uma “experiência de pagamentos gerenciados” para seus clientes.

Um porta-voz da Stripe também confirmou a retirada da empresa, dizendo: “A Stripe apoia projetos que visam tornar o comércio on-line mais acessível para pessoas em todo o mundo. A Libra tem esse potencial. Nós acompanharemos seu progresso de perto e permaneceremos abertos a trabalhar com a Associação Libra posteriormente. ”

Um porta-voz do Mercado Pago disse que a empresa reavaliará Libra depois que houver “maior clareza” em torno do projeto.

A Libra Association está programada para ter sua primeira reunião oficial na próxima semana, onde os 23 membros restantes – que incluem o Facebook e sua subsidiária Calibra – devem assinar a carta do grupo. Um porta-voz do Facebook confirmou sexta-feira que a reunião ainda está ocorrendo conforme o planejado.

Enquanto os 28 membros originais da Associação Libra foram revelados com o anúncio inicial do projeto de criptomoeda, os membros assinaram apenas cartas de intenção não vinculativas.

A Kiva e a Mercy Corps, empresa sem fins lucrativos Andreessen Horowitz (a16z), a custódia de criptomoedas Anchorage e a fornecedora de wallets, Xapo, confirmaram sexta-feira (12) à sua intenção de permanecer na Libra Association.

Resposta regulatória

O Facebook revelou sua visão para Libra em junho de 2019, anunciando um projeto ambicioso destinado a fornecer serviços bancários a mais de 1 bilhão de pessoas que atualmente não têm acesso.

No entanto, o projeto sofreu uma reação imediata dos legisladores em todo o mundo, com autoridades alemãs e francesas prometendo bloquear seu lançamento e a representante dos EUA Maxine Waters pedindo uma moratória no desenvolvimento até que os obstáculos regulatórios do projeto sejam resolvidos.

Mais recentemente, os senadores norte-americanos Brian Schatz e Sherrod Brown escreveram cartas idênticas a Stripe, Visa e Mastercard, alertando para os efeitos “arrepiantes” que Libra poderia ter no sistema financeiro global e sugerindo que a participação no projeto pode resultar em maior escrutínio regulatório de seus interesses próprios.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, deve testemunhar perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, presidido pela Representante Waters, no final deste mês.

Fonte: Coindesk

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.