Visa registra patente para moeda digital baseada em blockchain

Os grandes projetos da Visa para a moeda digital com a tecnologia Blockchain.

A gigante de cartão de crédito Visa registrou uma patente para criar uma moeda digital baseada em blockchain – a tecnologia subjacente que alimenta a principal criptomoeda do mundo, o Bitcoin.

De acordo com documentos tornados públicos em 14 de maio pelo Instituto de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO), a Visa busca desenvolver um sistema que possibilite a criação de uma moeda digital de qualquer moeda fiduciária, incluindo dólar, euro, iene e essencialmente qualquer outra moeda física, algo muito parecido com a criptomoeda Libra do Facebook.

Vale lembrar aqui que a Visa abandonou o Projeto Libra em outubro do ano passado.

O registro de patentes da Visa é intitulado “Digital Fiat Currency” e foi registrado nesta semana, mas foi arquivado inicialmente em 8 de novembro de 2019. A patente lista a Visa International Service Association em San Francisco, Califórnia, e cita inventores como Simon. J Rush e Alexandre Pierre.

A patente da Visa também propõe associar a moeda digital a uma carteira digital usando uma chave privada. Alternativamente, a patente propõe o armazenamento da chave privada da carteira digital em um chip de um cartão inteligente.

O documento descreve a blockchain como:

“Uma pluralidade de blocos, pelo menos um bloco, da pluralidade de blocos, armazenando dados para uma pluralidade de transações, a pluralidade de transações incluindo um segundo registro registrando a remoção da moeda física da circulação.”

Notavelmente, a patente menciona o Ethereum algumas vezes, sugerindo que a altcoin mais valiosa do mundo poderia ser incluída no design geral do sistema.

História da Visa com a tecnologia cripto/blockchain

Como a maioria das empresas financeiras, a Visa está lentamente abrindo as portas para blockchain e ativos digitais. A empresa estuda a tecnologia há algum tempo e já mergulhou nessa indústria – de uma maneira ou de outra.

Por exemplo, a Visa foi um dos membros fundadores da Libra Association do Facebook antes de sair do projeto em meados de outubro do ano passado. Além disso, em fevereiro deste ano, a Visa concedeu sua associação principal à primeira empresa cripto, a exchange Coinbase. Dessa forma, a Coinbase agora pode emitir cartões para outras empresas de criptos, além de permitir que os usuários gastem suas criptomoedas como dinheiro sempre que um cartão Visa for aceito.

A patente mais recente fornece mais uma evidência do crescente interesse na tecnologia blockchain e nas moedas digitais.

Fonte: zycrypto

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.