Vitalik Buterin: adoção em massa é mais importante do que ETFs baseados em criptomoedas

O co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, acredita que a cripto comunidade focou demais em ETFs, em vez de tornar criptomoedas um método de pagamento mais fácil de utilizar em compras corriqueiras por meio de cartões de pagamento, segundo um recente tweet. Um ETF beneficiará o valor das criptomoedas, contudo, tornar a utilização mais fácil é mais importante para a adoção em massa.

Leia mais: Quarto maior banco do mundo testa o uso de blockchain na emissão de empréstimos

https://twitter.com/VitalikButerin/status/1023571651865137152

Previsivelmente, o comentário teve diversas respostas no Twitter.

Um usuário ressaltou que criar a habilidade de ganhar criptomoedas será mais benéfico para encorajar a adoção, tendo em vista que quando uma pessoa ganha uma criptomoeda, não há necessidade de converte-la para fiat, sendo uma inconveniência.

Outro usuário ressaltou que tentativas foram feitas no passado para tornar as criptomoedas utilizáveis em transações do varejo, entretanto, as preocupações regulatórias impediram que negócios emitissem cartões. Ele também ressaltou que tal esforço pode ter um resultado melhor atualmente.

Outros alegaram ainda que não há vantagem em utilizar criptomoedas em vendas no varejo.

Leia mais: Steam retira jogo de sua plataforma após o mesmo minerar Monero nos computadores dos jogadores

ETFs e adoção em massa estão relacionados

Embora Buterin veja a facilidade de uso nas transações corriqueiras como um ponto chave para a adoção em massa, a disponibilidade de ETFs baseados em criptomoedas também tem um papel importante neste sentido.

Quando a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) esclareceu que bitcoin e ethereum não são títulos financeiros, muitos advogados das criptomoedas receberam positivamente a notícia, uma vez que ela é favorável para os ETFs baseados em criptomoedas. Contudo, a decisão também foi ótima para a indústria, causando impacto na adoção em massa.

Alguns enxergaram o esclarecimento da SEC como uma validação do suporte da Coinbase aos tokens ERC-20.

Dan Romero, gerente geral e vice-presidente da Coinbase, disse no mês passado que na fase atual da regulamentação das criptomoedas, é importante que a companhia integre ativos digitais que não possam ser categorizados como títulos.

A aquisição da Paradex pela Coinbase, uma exchange descentralizada, e Toshi, aplicativo Ethereum nativo da Coinbase, além de integrar mais tokens, são ações que encorajarão a adoção das criptos no mainstream, conforme muitos acreditam.

O co-fundador e CEO da Circle, Jeremy Allaire, afirmou recentemente que um dos fatores que catalizou o mercado das criptos no ano passado foi o fato de que centenas de milhares de desenvolvedores estavam desenvolvendo dApps, visando a expansão da adoção do blockchain.

Leia mais: Gibraltar United será o primeiro time de futebol a pagar seus jogadores com criptomoedas

Fonte: CCN