Vitalik Buterin afirma que solução da Zcash pode ajudar a escalar o Ethereum

Solução a curto prazo para escalabilidade do Ethereum pode estar na Zcash

Uma forma de criptografia descoberta primeiro pela zcash pode ajudar na questão de escalabilidade do Ethereum, afirmou o fundador da plataforma, Vitalik Buterin, durante o fim de semana.

Leia mais: Após o Paris Saint Germain, Juventus anuncia lançamento de sua criptomoeda

Chamada zk-snarks, Buterin afirmou que, ao usar a tecnologia, o Ethereum pode potencialmente escalar de forma significativa, cerca de 500 transações por segundo, sem depender de soluções de escalabilidade em duas camadas, como Plasma ou Raiden.

A zk-snarks permite que grandes levas de informação sejam comprimidas nas chamadas provas sucintas, que permanecem do mesmo tamanho independente da quantidade de entradas.

Buterin escreveu:

“Nós podemos escalar as transações de ativos na rede Ethereum em uma grande quantidade, sem utilizar soluções de segunda camada que introduzem suposições (canais, plasma), ao utilizar a zk-SNARKs para validar massivamente as transações.”

Prosseguindo, Buterin descreve um método que inclui um nó que funciona como uma espécie de computador responsável por desempenhar o papel de agregar transações em troca de taxas transacionais – estes são chamados de nós relayer.

“Qualquer um pode ser um relayer; não há suposição de sequer um operador especial não confiável existente,” acrescentou Buterin.

Como resultado, ele estimou que tal configuração resultaria em ganhos de aproximadamente 24 vezes para as transações de ETH, e aproximadamente 50 vezes para transferências de tokens ERC20.

Webitcoin: Vitalik Buterin afirma que solução da Zcash pode ajudar a escalar o Ethereum

Comunidade pressiona

A proposta ocorre em um período em que a pressão está se formando sobre os pesquisadores da rede Ethereum, que buscam formas de escalar a plataforma. Por exemplo, um tweet feito pelo chefe de comunicações da Parity, Afri Schoedon, pediu que os desenvolvedores parassem de lançar dApps na rede Ethereum, pois a rede está ficando sem capacidade.

Leia mais: Mike Novogratz sobre alta da XRP: “Quando algo avança 3 vezes, eu não entendo”

Em resposta, Buterin tweetou que as soluções de escalabilidade baseadas em zk-snark podem aliviar a pressão enfrentada pelo blockchain Ethereum.

Em seus comentários feitos no fim de semana, Buterin também afirmou que, embora seja computacionalmente intenso agregar transações com zk-snarks, a tecnologia provavelmente melhorará no futuro. Ele concluiu:

“Eu entendo que a proposta requer muito trabalho computacional pesado referente aos relayers. Contudo, neste ponto, sabe-se que otimizar provadores snark/stark é super importante, então eu tenho certeza que haverão mais e mais softwares de engenharia tratando disso com o passar do tempo.”

Fonte: CoinDesk