Vitalik Buterin afirma que solução de escalamento Sharding está chegando
O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, anunciou que a Sharding, a muito antecipada solução de escalamento para o blockchain Ethereum, está chegando.
Leia mais: Mais um banco integrará a rede de blockchain da Ripple
O que é Sharding?
Em essência, Sharding é uma solução que otimiza o processo de verificação de transações e smart contracts ao dividir a rede blockchain em partições chamadas shards. Em vez de cada nó passar por todo o histórico de transação do blockchain Ethereum, a Sharding permite que certos nós sejam atribuídos a determinados shards, otimizando o processo de verificação das transações.
Anteriormente, James Ray, um desenvolvedor do Ethereum trabalhando em uma solução de escalamento chamada Drops of Diamond, disse que o requerimento dos nós de verificarem todas as transações em uma rede blockchain limita a habilidade de seu escalamento. Ele ressaltou:
“Em grande parte, por causa disso, o Bitcoin está limitado a aproximadamente 3 a 7 transações por segundo, o Ethereum de 7 a 15, etc. Contudo, isso levanta uma questão: existem formas de criar um novo mecanismo, onde subgrupos de nós verificam cada transação?”
Contrário ao bitcoin, Litecoin e outras redes blockchain focadas em pagamento, protocolos como Cardano, Ethereum e EOS necessitam de uma capacidade maior no blockchain e de uma rede mais flexível, tendo em vista que elas suportam amplas aplicações descentralizadas. Aplicativos como CryptoKitties e exchanges descentralizadas como Kyber Network e AirSwap transmitem quantidades significativas de transações para a rede Ethereum por segundo, mesmo com o uso de métodos off-chain, que reduzem o fardo da cadeia principal.
Desta forma, Buterin revelou uma proof of concept da Sharding, liberada no GitHub, que dá indícios de que a solução de escalamento está próxima, tendo escrito “Sharding está vindo” – uma referência à famosa frase do seriado Game of Thrones, “Winter is coming”.
Leia mais: CoinMarketCap lança aplicativo para iOS
No subreddit do Ethereum, uma comunidade que abriga usuários, investidores, entusiastas e desenvolvedores do Ethereum, e discute vários projetos e soluções, Buterin publicou uma descrição mais aprofundada da proof of concept publicada esta semana.
Segundo Buterin, a ideia fundamental da atual versão da prova de conceito da Sharding circunda a implementação de uma cadeia proof of stake ou uma Casper, que é fundida ao blockchain principal do Ethereum.
“A ideia básica é baseada em um conceito dependente de regras de escolha de fork. Primeiro, há uma cadeia de proof of stake (na fase 4, completamente casper, isto será fundido com a cadeia principal), que está vinculada à cadeia principal; cada bloco de cada uma destas cadeias deve especificar outra cadeia. Ser parte de uma cadeia canônica é condicionado à referência da cadeia principal ser também parte de outra cadeia canônica,” explicou Buterin.
Ele acrescentou que uma cadeia proof of stake com Sharding ativada pode emitir novos blocos a cada 2 a 8 segundos, o que é significativamente mais rápido do que os blockchains proof of work existentes, como bitcoin, que tem um tempo médio para criação de bloco de 10 minutos.
Escalamento é necessário
O co-fundador da Coinbase, Fred Ehrsam, disse que para que o Ethereum consiga suportar aplicações descentralizadas com milhões de usuários ativos, ele precisará melhorar em mais de cem vezes seus temos de escalabilidade. Atualmente, desenvolvedores esperam que Sharding, Casper e Plasma tragam a escalabilidade do Ethereum a um novo nível de suporte para aplicações descentralizadas e smart contracts.
Leia mais: Comissão Europeia combaterá fake news utilizando blockchain
Fonte: CCN