Vitalik Buterin: “precisamos de alternativas ao YouTube”

Vitalik se une à outros criadores de conteúdos insatisfeitos com a censura do YouTube

E parece que a insatisfação com a recente censura do YouTube imposta contra as criptomoedas não para de crescer. A bola da vez é o criador da Ethereum, Vitalik Buterin, que foi às redes sociais demonstrar sua insatisfação com o serviço de vídeos do Google.

Os youtubers cripto tem expressado sua decepção depois que o YouTube decidiu remover seus vídeos. Os influenciadores populares do espaço das criptomoedas continuamente utilizam o YouTube para educar as pessoas sobre cripto e finanças.

O YouTube, ainda assim, removeu diversos vídeos relacionados a criptomoedas, categorizando-os como “conteúdo nocivo”.  Alguns dos youtubers inclusive foram temporariamente banidos da plataforma. Através do Twitter, Vitalik também demonstrou sua insatisfação com o YouTube:

“Hã?

 

 

Eu sei que o poema diz que falar quando eles já vieram atrás de mim é tarde demais, mas ainda assim, censurar um roteiro do Ethereum Q&A é simplesmente … estranho

 

 

Parece que precisamos de alternativas para o youtube.”

A censura mencionada por Vitalik, Ethereum Q&A, é um um program de perguntas e repostas feito em 2016 que falava do roteiro da Ethereum para aquele ano. Sem qualquer explicação, o vídeo foi deletado, assim como outros centenas de conteúdos ligados à criptomoedas também estão sendo.

As críticas de Vitalik somam-se as de dezenas de outros Youtubes, do Brasil e do mundo. Um exemplo disso é o analista e youtuber  “The Moon“, que fez um vídeo (em inglês), falando a respeito da censura imposta ao seu canal (que tem mais de 80 mil inscritos) e da situação atual dos criadores de conteúdo cripto na plataforma.

Quem se ofereceu para tentar ajudar com o problema foi a Binance. A maior exchange de criptomoedas do mundo se colocou a disposição dos criadores de conteúdo cripto do YouTube para auxiliar com a divulgação dos canais:

“Se você é um #Crypto YouTuber que recebeu strikes ou teve vídeos removidos hoje, vincule seu canal nos comentários abaixo.

 

 

Convidamos todos a ler os comentários, verificar alguns canais que você nunca viu antes e mostrar algum amor e apoio. #CryptoCommunityUnite”

E ai YouTube, até quando teremos apenas o seu silêncio sobre essa censura?!

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.