Vladimir Putin ordena que autoridades russas criem uma regulamentação para criptomoedas até julho

Presidente russo quer uma regulamentação focada do desenvolvimento da economia digital

Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, recentemente emitiu um prazo para que o governo adote uma regulamentação para a indústria de criptomoedas até o dia 1º de julho de 2019.

De acordo com um documento publicado no site oficial do presidente, o Kremlin.ru, o Conselho da Federação Russa e a baixa câmara da Assembléia Federal da Rússia (Duma Russa) devem adotar uma legislação federal focada no desenvolvimento da economia digital, incluindo a regulamentação de ativos digitais de direito civil.

O documento aponta ainda que a legislação deve incluir a regulamentação de ativos digitais financeiros, assim como atrair maiores recursos financeiros baseados em tecnologias digitais.

A ordem do presidente russo ecoa uma declaração realizada no ano passado, na qual determinou que o governo estabelecesse regulamentações para o comércio de Bitcoin e outras criptomoedas, ICOs e mineração de cripto até julho de 2018. A legislação recebeu a aprovação do parlamento russo em sua primeira leitura, realizada em maio de 2018.

Entretanto, posteriormente todos os termos relacionados a tokens e criptoativos foram substituídos por “direitos digitais”, ao passo que a definição de mineração de criptomoedas também foi retirada. Após o caso, a regulamentação foi enviada de volta para a primeira leitura em dezembro.

Recentemente a Rambler, agência financeira russa, anunciou que a Duma Russa pretende rever e adotar novas normas para o setor até março. Anteriormente, o Ministro da Justiça argumentou que o ministério não via a necessidade de definir o conceito de criptomoeda de modo legal, visto que criptoativos não podem ser utilizados como pagamento na Rússia.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli