Você sabe o que é mecanismo de consenso? O centro de equilíbrio do mundo descentralizado

A tecnologia de criptomoedas e blockchain depende de mecanismos de consenso para funcionarem perfeitamente e serem confiáveis para os usuários.

Consenso

O blockchain é um banco de dados distribuído que registra dados e permite que os usuários troquem e armazenem valor na forma de criptomoedas. Para coordenar e manter um sistema tão descentralizado, os participantes devem concordar com a condição correta do sistema e quem possui o quê, a qualquer momento.

Consenso = concordância ou uniformidade de opiniões, pensamentos, sentimentos, crenças etc., da maioria ou da totalidade de membros de uma coletividade.

Por que o consenso é importante

Um mecanismo de consenso é a maneira padronizada de como os nós do blockchain, os computadores que executam o blockchain e mantêm os registros de todas as transações, alcançam esse acordo de forma confiável.

O objetivo de um mecanismo de consenso no mundo das criptomoedas é impedir que os maus atores trapaceiem deliberadamente. O exemplo clássico de trapaça no mundo das criptomoedas é o “gasto duplo”.

Suponha que Anthony, o vilão neste cenário, tente trapacear transferindo 10 tokens para Bethany e depois tentando transferir exatamente os mesmos 10 tokens para Chris. O desafio é garantir que todos possam sempre saber e concordar sobre quem possui quais tokens. Com esse acordo, ou consenso, Chris já saberia que Anthony não possui mais os tokens que está se propondo enviar.

Irvh3cI

Para “gastar duas vezes”, um mau ator precisaria fazer com que os nós adotem um histórico falso das transações, uma narrativa em que o mau ator não gastou os tokens e os entregou a Bethany.
Mecanismos de consenso resolvem o problema do gasto duplo, tornando caro e difícil propor um novo bloco de transações validadas, desencorajando os maus atores de tentar.

Simultaneamente, os mecanismos incentivam os nós “bons” a propor blocos que eles realmente acreditam que serão aceitos para receber recompensas valiosas. Enquanto houver mais bons atores do que maus atores, Anthony não poderá alterar os registros no blockchain para falsificar sua transação com Bethany.

Tipos de mecanismos de consenso

O grande número de projetos de criptografia por aí explorou uma variedade de mecanismos de consenso diferentes.

Os dois mecanismos de consenso mais difundidos são:

Proof-of-Work, que Bitcoin e Dogecoin, entre outros, usam para suas moedas BTC e DOGE
Proof-of-Stake, que Cardano, Solana e Avalanche , por exemplo, usam para ADA , SOL e AVAX , respectivamente.

Um fator subjacente ao projeto de ambos é tornar extremamente caro minar o mecanismo de consenso em vigor. A diferença entre eles é como eles conseguem isso.

Como funciona o consenso

No caso de blockchains de Prova de Trabalho, como Bitcoin, o consenso requer uma quantidade significativa de energia, hardware e poder de computação para propor um novo grupo de transações, chamado de bloco, ao livro-razão.

img20190612142420856

Os nós que validam transações e propõem novos blocos são chamados de mineradores. Os mineradores competem para gerar um número aleatório para desbloquear o próximo bloco da cadeia. O minerador mais rápido a atingir esse número adiciona o próximo bloco e, em troca do esforço, recebe uma recompensa em bloco . A única maneira de ganhar é gerar números aleatórios o mais rápido possível (o “trabalho” no nome) e ter sorte. Essa é uma competição de poder de computação, que por sua vez requer hardware e eletricidade.

Quando se trata de blockchains Proof-of-Stake, os nós, geralmente chamados de validadores, que verificam transações e propõem novos blocos são obrigados a bloquear uma certa quantidade de valor na forma de token nativo do blockchain, essa é a sua participação. o sistema.

Quanto mais valor um validador depositar, maior a chance de propor um novo bloco e ganhar a recompensa do bloco. Se um validador cometer um erro, ele deverá pagar uma taxa ou poderá ser excluído da validação.

Fontes de pesquisa: Coindesk e Blockchain.com

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.