Volatilidade do Bitcoin chegando? Quatro coisas para assistir nos próximos 10 dias
O Bitcoin pode estar caminhando para um início de mês volátil, devido ao seu histórico com eventos relacionados aos EUA.
Os primeiros dez dias do novo mês serão bastante agitados para os EUA, com a última reunião do FOMC, os números do IPC e as eleições de meio de mandato programadas para ocorrer dentro desse prazo.
Dado o histórico entre anúncios notáveis e eventos vindos dos EUA e seu impacto no Bitcoin, é seguro supor que haverá muita volatilidade para o ativo em breve.
O que vai acontecer nos EUA em breve?
O mês começa com uma reunião do Federal Reserve, que será na segunda. A maioria das expectativas sugere que o banco central do país dobrará sua política monetária de 2022 de aumentar as principais taxas de juros, desta vez em 75 pontos-base.
Isso estará de acordo com as estimativas do Goldman Sachs de que o Fed acabará elevando as taxas de juros para cerca de 5%.
Apenas dois dias depois, o Bureau of Labor Statistics dos EUA deve anunciar os dados mais recentes da folha de pagamento não agrícola para outubro. Isso abrange o número de novos empregos criados durante o mês anterior em todas as empresas não agrícolas.
Os EUA também realizarão eleições de meio de mandato em 8 de novembro, o que será vital para manter o controle da Câmara dos Representantes e do Senado dos EUA. Os democratas estiveram no comando até agora, mas isso pode mudar nos dois últimos anos do governo de Biden.
Por fim, os números do IPC de outubro serão divulgados em 10 de novembro. A partir de agora, os números esperados são de um aumento da taxa de inflação de 8,1% A/A.
Qual seria o impacto no Bitcoin?
Vamos analisar esses eventos cronologicamente e historicamente para ver como eles podem afetar o Bitcoin e todo o mercado. As reuniões do FOMC este ano foram essenciais para a classe de ativos. Cada um trouxe maior volatilidade, às vezes com porcentagens de dois dígitos em questão de horas.
Mesmo nos casos em que o aumento real da taxa de juros é exatamente o mesmo que as expectativas e os especialistas acreditavam que já estava precificado, isso raramente foi o caso. Como tal, os comerciantes devem estar cautelosos no início de novembro para mais flutuações de preços.
De um modo geral, os dados da folha de pagamento devem ser os menos impactantes. No entanto, se os números finais estiverem muito abaixo das expectativas, pode haver uma maior volatilidade.
As eleições de meio de mandato são o azarão aqui. O governo Biden, com os democratas dominando a cena, colocou a indústria de criptomoedas sob seu escopo com algumas ordens executivas, diretivas e regulamentos propostos. No entanto, a situação pode mudar se os republicanos assumirem, levando a movimentos substanciais de preços.
Os números do IPC, semelhantes às reuniões do FOMC, também resultaram em reações imediatas de preços do mercado de criptomoedas. Vimos no passado que perder as porcentagens esperadas em até 0,2% poderia levar a movimentos de US$ 1.000 para o Bitcoin.