Volume mensal de DEXs da Solana ultrapassa $70 bilhões pela primeira vez
Um dos principais responsáveis por esse marco é o DEX Raydium, que registrou um volume recorde de $43 bilhões nos últimos 30 dias.
A Solana começou a semana alcançando um novo marco: o volume mensal de negociações em seu ecossistema de exchanges descentralizadas (DEX) ultrapassou $70 bilhões pela primeira vez na história da rede.
O aumento na atividade de negociação mensal foi impulsionado por volumes diários consistentemente altos, incluindo três dias consecutivos superando $5 bilhões.
Crescimento impulsionado por grandes players
De acordo com dados da plataforma de análise de finanças descentralizadas (DeFi) DefiLlama, DEXs como Raydium, Orca e Lifinity foram os principais responsáveis pelo impressionante crescimento da Solana.
O Raydium liderou com sua melhor performance de todos os tempos, contribuindo com impressionantes $43 bilhões de volume nos últimos 30 dias. O Orca ficou em segundo lugar, com $11,55 bilhões, embora esteja longe de seu melhor desempenho, quando atingiu $22,8 bilhões em março. O Lifinity ficou em terceiro, com cerca de $4,48 bilhões de volume mensal, significativamente abaixo de seu recorde de $9,145 bilhões, também alcançado em março.
Nos volumes semanais de negociação, esses três DEXs também registraram os números mais altos. O Raydium alcançou $27,82 bilhões nos últimos sete dias, um aumento de 127% em relação à semana anterior. O Orca veio em seguida, com $7,66 bilhões, representando um aumento semanal de 140%. Já o Lifinity obteve $3,04 bilhões, com uma impressionante melhoria percentual de 214%.
Antes desses novos números, o melhor desempenho mensal coletivo dos DEXs da Solana foi em março, quando os volumes chegaram a quase $60 bilhões. Desde então, os números mais próximos ocorreram em julho, com $54 bilhões, e em outubro, com $52,49 bilhões.
Além disso, na última semana, a Solana atingiu outro marco significativo quando seus volumes diários superaram $5 bilhões por três dias consecutivos pela primeira vez.
Solana supera Ethereum
Curiosamente, nas últimas 24 horas, a Solana superou o Ethereum em volume de negociação diário. Dados da DefiLlama mostram que a Solana movimentou sete vezes mais negócios no período, registrando um volume de $6,24 bilhões, contra $850 milhões do Ethereum.
Para reforçar ainda mais a recente dominância da rede, o Raydium sozinho registrou mais de $4 bilhões em volume diário, superando o principal DEX do Ethereum, o Uniswap, que facilitou $1,5 bilhão no mesmo período.
Vale destacar que os memecoins também contribuíram para o apelo da Solana. Dados mostram que dois tokens desse tipo baseados na blockchain estão agora entre as 40 maiores criptomoedas por capitalização de mercado.
Com valores de $3,49 bilhões e $3,36 bilhões, dogwifhat (WIF) e Bonk (BONK) ocupam atualmente as posições #39 e #40, segundo informações da CoinGecko.