Votação do Parlamento da UE sobre cripto proof-of-work será na segunda-feira

Contra Capa 13

Uma disposição que visa limitar as criptomoedas de proof-of-work (prova de trabalho) voltou a ser um rascunho da MiCA para votação parlamentar na segunda-feira

O último rascunho do quadro legislativo proposto pela União Europeia (UE) para governar moedas virtuais, Markets in Crypto Assets (MiCA), ainda contém uma disposição que pode limitar o uso de criptomoedas de prova de trabalho.

A prova de trabalho é o mecanismo de consenso de uso intensivo de energia subjacente a criptomoedas populares como Bitcoin e Ethereum. O processo de computação está sob forte escrutínio de legisladores da UE devido a preocupações com energia.

Um rascunho anterior da estrutura do MiCA continha uma disposição fortemente redigida que propunha a proibição de serviços de criptomoeda que dependem de mecanismos de consenso ambientalmente insustentáveis ​​a partir de janeiro de 2025. Mas a disposição foi posteriormente descartada após a reação do setor.

O parlamentar da UE responsável pelo quadro legislativo do MiCA, Dr. Stefan Berger, disse na altura que o parágrafo em questão foi suprimido, mas que ainda não foi tomada uma decisão final.

O novo rascunho, tem uma disposição semelhante, embora significativamente atenuada do original. Ele diz que os criptoativos:

Estarão sujeitos a padrões mínimos de sustentabilidade ambiental em relação ao mecanismo de consenso usado para validar transações, antes de serem emitidos, oferecidos ou admitidos à negociação na União.

Conforme destacou CoinDesk.

Se um mecanismo de consenso de prova de trabalho estiver operando em pequena escala, ele está isento de atender aos padrões de sustentabilidade, de acordo com a disposição. O que se qualifica como uma operação de pequena escala ainda não foi determinado.

Ele também disse que os criptoativos de uso intensivo de energia que já estão em uso na UE antes que a legislação entre em vigor terão que “criar e manter um plano de implantação em fases para garantir a conformidade com esses requisitos”, conforme especificado em outra parte do documento. estrutura.

Embora existam planos para mover o Ethereum de prova de trabalho para um mecanismo de consenso que consome menos energia chamado prova de participação, não está claro como o Bitcoin, a maior criptomoeda global em volume negociado, poderia fazer a transição de prova de trabalho. Portanto, embora tenha havido um grande impulso ultimamente para usar energia renovável na mineração de Bitcoin, a indústria ainda é muito dependente de fontes de energia tradicionais, tornando a criptomoeda potencialmente vulnerável à medida proposta da UE.

O parlamento da UE deve votar o último rascunho do MiCA em 14 de março.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_