Executivos de Wall Street se unem a Senadora Warren para fechar o cerco contra as criptomoedas

Wall Street

Regulamentação das criptomoedas pode ganhar força com o apoio de Wall Street e da Senadora Warren

Em uma aliança surpreendente, os Bancos de Wall Street concordam com a senadora Elizabeth Warren na importância de uma regulamentação mais rigorosa para o crescente setor de criptomoedas.

De acordo com um relatório da Bloomberg, o Bank Policy Institute (BPI), criticado pela senadora Warren, manifestou apoio público à legislação bipartidária reintroduzida por ela e três colegas do Senado. O projeto de lei busca regulamentar a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo no setor de criptomoedas.

O BPI divulgou um comunicado destacando a necessidade de adaptar a estrutura de combate à lavagem de dinheiro e a Lei de Sigilo Bancário para incluir ativos digitais. Eles expressaram o compromisso de participar no processo para proteger o sistema financeiro do país contra o financiamento ilícito em todas as suas formas.

O BPI destacou que a estrutura AML existente nos EUA não contabiliza ativos digitais, afirmando:

A estrutura existente contra a lavagem de dinheiro e a Lei de Sigilo Bancário deve levar em conta os ativos digitais, e esperamos nos envolver nesse processo para defender o sistema financeiro de nosso país contra o financiamento ilícito em todas as suas formas.

Revelando o Projeto de Lei de Regulamentação de Criptomoedas

Anunciado em 28 de julho, o projeto de lei conta com o apoio de Warren, Joe Manchin (democrata da Virgínia Ocidental), Roger Marshall (republicano do Kansas) e Lindsey Graham (republicano da Carolina do Sul). Essa legislação inédita pretende estabelecer padrões mais rigorosos de identificação para entidades do setor cripto, como provedores de carteira de ativos digitais e validadores de transações blockchain.

A proposta inclui novos procedimentos de exame para empresas de criptomoedas. O Departamento do Tesouro, a Securities and Exchange Commission e a Commodity Futures Trading Commission seriam responsáveis por supervisionar a conformidade com os requisitos ampliados de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Warren intensifica a pressão sobre criptomoedas

Ao longo dos anos, a senadora Warren tem se destacado como uma figura crítica e persistente para as instituições financeiras tradicionais, lutando por regulamentações mais rigorosas desde a crise financeira de 2008. Recentemente, ela concentrou seus esforços na esfera das empresas de ativos digitais, compartilhando as preocupações de Bancos tradicionais que também buscam maior controle regulatório no campo das criptomoedas.

Apoiadores do projeto de lei vão além de Wall Street e Capitol Hill. Entidades como a Massachusetts Bankers Association, a AARP, o National Consumer Law Center e a National Consumers League expressam seu respaldo à legislação proposta.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future