Walmart deseja criar uma armada de robôs autônomos controlados por blockchain

A gigante varejista Walmart tem um plano para construir uma armada de robôs autônomos controlados e autenticados por meio de uma rede blockchain.

Leia mais: Ripple consegue pequena vitória contra investidores alegando que a XRP é um título financeiro

Documentos publicados nesta quinta-feira pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) revelam que o Walmart requereu a patente de um sistema que supervisiona a autenticação de robôs autônomos. A Bentonville requereu a patente em janeiro de 2018.

O título da patente imediatamente remete a imagens da franquia Exterminador do Futuro, mas o império do varejo GARANTIU que não planeja construir a Skynet.

O Walmart afirmou que planeja utilizar sua legião de robôs autônomos para realizar entregas, presumidamente em um esforço para competir com a Amazon no cenário do varejo, que tem favorecido mais a genialidade de Bezos (CEO da Amazon).

Leia mais: Análise Bitcoin 30.08.2018 – Rompeu canal para Baixo mas não seguimos!

Walmart deseja criar uma armada de robôs autônomos controlados por blockchain
Robô já utilizado pelo Walmart para organizar prateleiras (que era constantemente agredido pelos clientes)

“Domo Arigato, Mr. Roboto”

Os documentos detalham um sistema no qual múltiplos robôs lidam com a entrega de um pacote através de múltiplas ramificações da cadeia logística, utilizando sinais para se comunicarem e autenticarem a identidade uns dos outros.

Tal sistema seria um alvo valioso para hackers, razão pela qual o Walmart acredita que a tecnologia de registros distribuídos auxiliaria na segurança contra potenciais tentativas de comprometer a segurança.

Os autores explicam:

“Em alguns dos casos descritos acima, a tecnologia blockchain pode ser utilizada para gravar sinais de autenticação e informações de identificação, a fim de facilitar os resultados de autenticação entre dispositivos eletrônicos autônomos. Um ou mais dispositivos eletrônicos autônomos descritos aqui podem compor um nó em um sistema blockchain distribuído, armazenando uma cópia do blockchain. Atualizações no blockchain podem comportar sinais de autenticação ou informações de identificação, e um ou mais nós no sistema podem ser configurados para incorporar uma ou mais atualizações para acrescentar à base de dados distribuída.

Não é a primeira vez que o Walmart busca patentes para sistemas que utilizam a tecnologia blockchain para tornar entregas mais eficientes.

No ano passado, a empresa requereu uma patente para um sistema que utiliza DLT para gerenciar hubs de entrega de pacotes. O sistema reservaria automaticamente espaços em armários para pacotes, garantindo que os pedidos sejam entregues somente onde há capacidade suficiente.

No mesmo período, o Walmart requereu uma patente para utilizar tecnologia blockchain para rastrear drone de entrega, enquanto eles enviam pacotes das lojas até os clientes.

Leia mais: TrustBar: Nova Exchange promete um serviço seguro por meio da Descentralização

Fonte: CCN