Web3 será coisa do passado, Jack Dorsey anuncia plataforma Web5 baseada em Bitcoin

Web5

A plataforma Web5 será uma junção da internet centralizada Web2 e a internet descentralizada, a Web3, o produto será desenvolvido pela TBD, subsidiária da Square

De acordo com o site oficial, a Web5 é uma “plataforma web extra descentralizada” que fornecerá aos usuários poder sobre sua identidade e seus dados. O próximo passo na evolução da internet, visará remover o controle de terceiros sobre as informações de seus usuários. O anúncio afirma que:

O Web5 traz identidade descentralizada e armazenamento de dados para seus aplicativos. Ele permite que os desenvolvedores se concentrem na criação de experiências de usuário agradáveis, enquanto devolvem a propriedade dos dados e da identidade aos indivíduos.

Nesse sentido, Dorsey proclamou a morte da Web3, apoiada por finanças descentralizadas (DeFi) e plataformas baseadas em Blockchain, e Venture Capitalists (VC). Este último foi acusado de usar a Web3 para criar uma narrativa e obter benefícios financeiros.

Quando questionado sobre o motivo de criar uma plataforma “Web5”, Dorsey respondeu com o seguinte questionamento sobre a natureza descentralizada dos produtos Web3 e quem realmente se beneficia deles:

É baseado em sistemas de ponto único de falha (Ethereum, Solana e etc) e mentiras sendo contadas às pessoas sobre quem possui e controla.

O produto Web5 da TBD será composto por identificações descentralizadas (DID), nós da web descentralizados, serviço de identidade auto-soberana e SDK de identidade auto-soberana. O link para o DID que dará suporte à plataforma Web5 aponta para ION.

Mike Brock, líder de produto na TBD da Square, disse:

Deixe-me esclarecer isso agora, pessoal: Não. Não há tokens para investir com web5 (…).

Sobre o estado atual da Web5 e seu desenvolvimento, Buchner disse:

No momento, estamos finalizando os componentes técnicos do Web5 (eles não estão longe de serem concluídos).

Por que você precisa de uma plataforma da Web baseada em Bitcoin?

Como mencionado, esta plataforma da web foi construída para fornecer dois casos de uso principais: os indivíduos terão a capacidade de “possuir seus dados” e poderão “controlar sua identidade”. Esses casos de uso serão suportados por carteiras, nós da Web descentralizados (DWNS) e aplicativos da Web descentralizados (DWAS).

Dessa forma, um usuário poderá conceder autorização aos aplicativos e gerenciar seus próprios dados sem a necessidade de uma empresa terceirizada. As carteiras também eliminarão a necessidade de os usuários lembrarem de senhas longas, pois podem simplesmente usar suas carteiras para desbloquear os aplicativos e sempre “carregar seus dados com eles”.

De acordo com o site oficial, esta plataforma web descentralizada funcionará como TBD, como um bem público:

Os sistemas financeiros de hoje deixam as pessoas para trás. Construímos sistemas para qualquer pessoa com acesso à internet. E estamos criando como a própria web: como um bem público. Nossos projetos são de código aberto e, quando apropriado, construídos em padrões abertos.

No momento da redação deste artigo, o preço do Bitcoin é negociado a US$ 29.180 com uma perda de 3% nas últimas 24 horas.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_