WeChat adota pagamentos digitais em Yuan

A moeda digital do Banco Central da China chega ao maior aplicativo de mensagens do país, WeChat Pay.

Contra Capa 42

O principal aplicativo de mensagens da China, WeChat Pay, começará a oferecer suporte ao e-CNY. O aplicativo tem mais de um bilhão de usuários, o que significa que a iniciativa pode aumentar significativamente a distribuição do yuan digital.

De acordo com um relatório recente da CNBC , o WeChat Pay, um aplicativo de mensagens e pagamento móvel multiuso, começará a dar suporte a acordos digitais de yuans. Espera-se que a mudança da empresa aumente rapidamente o número de cidadãos que operam com o e-CNY, já que a empresa tem quase 1,2 bilhão de usuários ativos.

Alipay, o principal concorrente do WeChat na China, também focou nas liquidações digitais de yuans. No ano passado, a empresa, administrada pelo Ant Group, afiliado do Alibaba, iniciou testes para explorar a possível adoção.

Falando sobre o assunto, Linghao Bao, analista da Consultancy Trivium China, opinou que os consumidores chineses estão tão comprometidos com as duas empresas que não podem ser convencidos a mudar para um novo aplicativo de pagamento móvel.

Portanto, faz sentido para o Banco Central associar-se ao WeChat Pay e Alipay em vez de fazê-lo por conta própria, concluiu.

A expansão potencial do uso do CBDC chinês, ocorre algumas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. As autoridades já anunciaram que poderão permitir que atletas e visitantes estrangeiros utilizem o produto financeiro durante o evento esportivo.

Impulso CBDC anterior da China

O Banco Popular da China tem tentado promover sua moeda digital do Banco Central (CBDC) em várias ocasiões nos últimos meses. Após esses esforços, a instituição informou em novembro passado que o número de pessoas que abriram carteiras digitais de yuans chegou a 140 milhões.

No início desta semana, o instituto de pesquisa de moeda digital do PBoC lançou o aplicativo “e-CNY (versão piloto)”, uma carteira móvel para o CBDC chinês, em lojas iOS e Android em todo o país. O desenvolvimento permitiu que os usuários locais o baixassem e conduzissem testes-piloto do yuan digital e seus serviços de circulação.

A iniciativa estava disponível primeiro em Xangai, enquanto mais tarde se espalhou para outras regiões do país mais populoso.

O instituto lembrou que o recurso ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento. O “e-CNY (Versão Piloto)” está acessível apenas para usuários credenciados por meio de instituições que fornecem serviços digitais em yuans, como grandes Bancos domésticos.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_