WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil

Os usuários no Brasil passam mais tempo no WhatsApp do que em ferramentas como o Instagram, de acordo com um novo estudo.

WhatsApp é o aplicativo móvel que os brasileiros usam com mais frequência e por mais tempo, de acordo com uma nova pesquisa realizada pelo site de notícias e pesquisas de tecnologia brasileira Mobile Time e pela empresa de pesquisas Opinion Box.

Os brasileiros abrem o WhatsApp com mais frequência do que outros aplicativos: 54% dos entrevistados citam a plataforma de mensagens como o aplicativo que mais abrem, seguido pelo Instagram (14%) e Facebook (11%). Em se tratando do tempo total gasto diariamente em aplicativos, o WhatsApp foi citado por 29% dos entrevistados, seguido pelo Instagram (24%) e Facebook (20%).

Em relação à presença de aplicativos na tela inicial dos smartphones, o WhatsApp também está na tela inicial de 56% dos aparelhos, seguido pelo Instagram (45%) e Facebook (43%).

Além disso, quando se trata de videochamadas e conferências por meio de aplicativos, o WhatsApp também é a alternativa preferida, citada por 93% dos participantes da pesquisa, seguido por Messenger (34%), Zoom (32%) e Google Meet / Hangouts (32% ).

Os jogos para celular também estão entre os aplicativos populares entre os brasileiros, observou a pesquisa, com 66% dos entrevistados dizendo que jogam com frequência em seus telefones. Free Fire é o jogo mais citado,com 14%.

Cerca de 2.003 brasileiros com acesso à Internet por meio de smartphones participaram da pesquisa entre os dias 6 e 23 de novembro.

Um estudo separado realizado em julho pela escola de negócios brasileira ESPM sobre o uso de aplicativos móveis durante a pandemia também descobriu que o WhatsApp era o aplicativo mais popular no Brasil. O estudo buscou entender o impacto do uso de apps nos hábitos de consumo sob as restrições introduzidas pelas medidas de distanciamento social.

O WhatsApp é a ferramenta móvel mais usada pelos brasileiros desde o início da pandemia, citada por 97% dos entrevistados, relatada como uma ferramenta essencial para realizar suas atividades diárias desde que o novo surto de coronavírus se tornou conhecido. O segundo aplicativo mais popular é o Instagram, citado por 88% dos participantes da pesquisa, seguido pelo YouTube, citado por 75% dos entrevistados.

O aplicativo de streaming de filmes Netflix foi citado por 68% dos entrevistados, enquanto a plataforma de videoconferência Zoom foi mencionada por 52% dos entrevistados. Outros aplicativos populares citados incluem o aplicativo de entrega de comida iFood, mencionado por 41% dos pesquisados, bem como Amazon Prime Video (24%), TikTok (23%) e Microsoft Teams (16%).

Fonte: zdnet

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.