WhatsApp Pagamentos será liberado se houver competitividade, diz presidente do Banco Central

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, cita condições para liberar o WhatsApp Pagamentos.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ontem (02) em evento promovido pelo jornal Correio Braziliense, que o serviço de pagamentos oferecido pelo WhatsApp nunca foi proibido pelo Bacen. Segundo Campos Neto, a autoridade monetária apenas suspendeu a ferramenta temporariamente.

“Em nenhum momento o BC proibiu o WhatsApp de funcionar. O que o BC entende é que é um arranjo relevante para a economia e precisa passar pelos mesmos processos de aprovação dos outros arranjos”.

Regulação adequadas

Segundo Campos Neto, é preciso uma regulação adequada para que haja competitividade de mercado.

“Um arranjo que começa com 120 milhões de usuários [base do WhatsApp no país] não é pequeno. Assim que for comprovado que é um arranjo competitivo e tem a proteção de dados necessária, será aprovado“, disse.


Campos Neto ainda ressalta a necessidade de o Facebook (proprietário do aplicativo de mensagens) dar garantias de que protegerá os dados bancários dos clientes caso obtenha licença para operar no país.

“Entendendo que o sistema é competitivo e que os dados das pessoas serão protegidos de forma adequada, o BC está disposto a autorizar“, destacou Campos Neto.

Liberação do Cade

No final do mês de julho (30), a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) revogou a medida que impedia a parceria do Facebook com a Cielo, assim, autorizando o funcionamento do WhatsApp Pagamentos no Brasil.

Essa nova medida da Cade foi tomada após as empresa envolvidas apresentarem a autarquia informações que afastaram as preocupações concorrenciais identificadas no primeiro momento.

“Desse modo, as informações apresentadas à Cade após a adoção da medida cautelar reduzem a possibilidade de uma situação de iminência de produção de dano irreparável ou de difícil reparação nos mercados afetados, especialmente no mercado nacional de credenciamento e captura de transações”, concluiu a Cade.

Com aceitação da Cade e o novo pronunciamento do presidente do BC, a tendência é que o WhatsApp Pagamentos entre em funcionamento ainda esse ano no Brasil.

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.