WhatsApp Pay recebe aprovação regulatória para operar na Índia. E no Brasil?

WhatsApp Pay começa a operar de forma oficial na Índia

Em 2017, descobrimos sinais de um novo recurso de pagamentos no popular aplicativo de mensagens do Facebook, o WhatsApp. Na Índia, o recurso de pagamentos foi implementado para um pequeno número de usuários em 2018 como uma fase te testes.

No entanto, devido a problemas de localização de dados com a National Payments Corporation of India (NPCI), uma implementação mais ampla foi adiada indefinidamente. A empresa tem conversado constantemente com o governo da Índia e Mark Zuckerberg garantiu que o serviço de pagamentos seria lançado na Índia em breve.

De acordo com um relatório recente da Business Standard, o WhatsApp garantiu a aprovação regulatória para lançar sua plataforma de pagamentos no país de forma gradual. O NPCI concedeu à plataforma de mensagens a permissão para operar o WhatsApp Pay no país, com uma execução piloto que inicialmente será estendida a 10 milhões de usuários. Em uma tentativa de obter aprovação oficial, o WhatsApp garantiu ao RBI e ao NPCI que cumprirá as normas do país. Fontes próximas disseram que:

“Se o WhatsApp puder cumprir os requisitos de conformidade, a plataforma de mensagens poderá executar uma implementação completa.”

Assim que o WhatsApp puder lançar seu recurso de pagamentos em todo o país, acreditamos que ele capturará grande parte do espaço de pagamentos online. Isso ocorre porque o WhatsApp já tem uma forte presença na Índia, com mais de 400 milhões de usuários. Concorrentes como o Google Pay e PayTM, que investiram pesadamente em campanhas de marketing para dominar o espaço, podem ser deixados para trás apenas por causa da grande base de usuários do WhatsApp.

E no Brasil?

Recentemente, Mark Zuckerberg anunciou planos de expansão para o WhatsApp Pay, a ideia inicial é levar o serviço para países nos quais no app já tem uma grande base de usuários, mencionando o Brasil, o México e a Indonésia, além de algumas países europeus.

Assim como acontece hoje na Índia, para ser lançado em outros países o serviço precisará passar por uma regulamentação.

O serviço permite permite transferência de dinheiro com os seus contatos por meio do aplicativo, de forma rápida e fácil, e também permite efetuar pagamentos para empresas que aderiram ao WhatsApp Business.

Fonte: xda-developers

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.