WhatsApp vai testar sistema de pagamento em cripto nos EUA
Novi (ex-Libra), criada pela Meta, será encaminhada a um grupo fechado de usuários de WhatsApp para testes de pagamentos em criptomoeda.
Stephane Kasriel, líder da Novi, criptomoeda criada pela Meta (ex-Facebook), anunciou que “um número limitado de usuários nos EUA” poderão testar o novo meio de pagamentos em criptomoeda dentro do WhatsApp:
“Há uma nova maneira de experimentar a carteira digital da Novi. Começando hoje, um número limitado de pessoas nos EUA será capaz de enviar a receber dinheiro por meio da Novi no WhatsApp, o que torna enviar dinheiro para a família e os amigos tão simples quanto mandar uma mensagem.”
USDP
Além disso, segundo informações do projeto, os usuários agraciados pelo teste poderão enviar e receber por meio da stablecoin Pax Dollar (USDP) no WhatsApp. O passivo digital é emitido pela Paxos, uma instituição financeira regulada pelo governo.
De acordo com o site da Paxos, a criptomoeda USDP tem seu valor diretamente ligado ao do dólar americano (USD). Isso significa que, para cada USDP emitido, há um dólar americano servindo de lastro.
A moeda digital é regulada pelo New York State Department of Financial Services (Departamento de Serviços Financeiros de Nova York, em tradução livre). Com isso, a Paxos garante que 100% dos seus fundos são reservados, o que garante a liquidez da moeda.
Mudanças curiosas
David Marcus, cocriador do projeto, deixou a empresa no mês passado. O executivo publicou uma nota em seu LinkedIn a respeito de sua saída:
“Embora ainda tenha muito o que fazer após atingir um marco tão importante, como o lançamento da Novi – e eu continuo, como sempre, apaixonado pela ideia de mudança em nossos sistemas financeiros e de pagamento – meu DNA empreendedor tem me cutucado por muitas manhãs para continuar ignorando-o. (…) Agora, estou buscando algum tempo livre nos próximos meses para começar algo novo e estimulante de novo.”
Devido a inúmeros problemas regulatórios, a Meta teve de suspender o lançamento da Libra. Hoje, o projeto é conhecido como Diem. Curiosamente, o sistema de pagamentos, que será testado no WhatsApp, não fará uso – pelo menos por ora – de seu ativo digital.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.