“Wi-Fi Certified 6” já é uma realidade pela Wi-Fi Alliance
Wi-Fi Certified 6 foi lançado na última segunda-feira
Segundo informações da TechNewsWorld, a Wi-Fi Alliance divulgou na segunda-feira padrões de certificação para dispositivos Wi-Fi 6 e, prometendo uma “nova era do Wi-Fi”, o grupo lançou oficialmente o programa Wi-Fi Certified 6.
O programa tem como objetivo manter os dispositivos que usam rádios Wi-Fi 802.11ax de última geração em um conjunto estabelecido de padrões. Os fabricantes participantes colocam um pequeno distintivo de certificação em suas embalagens.
“O Wi-Fi 6 é o maior avanço do Wi-Fi na última década”, disse Eric McLaughlin, gerente geral do Wireless Solutions Group da Intel. “O Wi-Fi Certified 6 garante que os produtos de todo o setor atendam todo o potencial e proporcionem as experiências de usuário prometidas pelo Wi-Fi 6.”
Logo pela manhã a organização não perdeu tempo publicou em suas redes sociais as novidade:
It’s here: Wi-Fi CERTIFIED 6 from Wi-Fi Alliance is now available, bringing advanced capabilities for greater overall #WiFi network performance. Learn more about an exciting new Wi-Fi era here: https://t.co/oodCLsQrIB pic.twitter.com/pNTyPPNskM
— Wi-Fi Alliance (@WiFiAlliance) September 16, 2019
“Está aqui: O Wi-Fi CERTIFIED 6 da Wi-Fi Alliance já está disponível, trazendo recursos avançados para maior desempenho geral da rede #WiFi. Saiba mais sobre uma excitante nova era de Wi-Fi aqui”
Maior desempenho em redes lotadas
Você pode estar se questionando sobre o quão mais rápido é o Wi-Fi 6. A resposta curta é: muito!
O site especializado The Verge explica que o objetivo do Wi-Fi 6 é aumentar a velocidade em uma rede lotada. Demandando também aumento na segurança, o Wi-Fi 6 permite que os ganhos sejam mais visíveis em redes lotadas, onde as melhorias de eficiência compensam as maiores demandas de Wi-Fi.
“O Wi-Fi Certified 6 está inaugurando uma nova era do Wi-Fi, aproveitando as principais características do Wi-Fi para oferecer melhor desempenho em todos os ambientes para os usuários, maior capacidade de rede para provedores de serviços para melhorar a cobertura de seus clientes e novas oportunidades para aplicativos avançados.
O Wi-Fi Certified 6 trará melhorias na conectividade, inclusive em locais de alta densidade e ambientes de IoT” – disse Edgar Figueroa, CEO da Wi-Fi Alliance.
O grupo cita o suporte da indústria com várias citações de executivos de empresas participantes, incluindo Asus, AT&T, Boingo, Broadcom, Cisco, Comcast, Intel, Netgear, Qualcomm, Samsung, TP-Link e Xiaomi. Em outras palavras, espere ver um amplo espectro de adoção do Wi-Fi 6 em uma variedade de dispositivos no próximo ano.
A lista abaixo foi organizada pela Cnet e reúne os primeiros produtos que receberam a designação Wi-Fi Certified 6:
- Broadcom BCM4375
- Broadcom BCM43698
- Broadcom BCM43684
- Cypress CYW 89650 Auto-Grade Wi-Fi 6 Certified
- Intel Wi-Fi 6 (Gig+) AX200 (for PCs)
- Intel Home Wi-Fi Chipset WAV600 Series (for routers and gateways)
- Marvell 88W9064 (4×4) Wi-Fi 6 Dual-Band STA
- Marvell 88W9064 (4×4) + 88W9068 (8×8) Wi-Fi 6 Concurrent Dual-Band AP
- Qualcomm Networking Pro 1200 Platform
- Qualcomm FastConnect 6800 Wi-Fi 6 Mobile Connectivity Subsystem
- Ruckus R750 Wi-Fi 6 Access Point
- Veja também: Webitcast #00 – Piloto