Windows 11 atinge maior participação de mercado enquanto Windows 10 se aproxima do fim do suporte
![Windows 11 atinge maior participação de mercado enquanto Windows 10 se aproxima do fim do suporte 1 Copia de dContra Capa](https://webitcoin.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Copia-de-dContra-Capa.jpg)
O Windows 11 alcançou 36,6% de participação de mercado entre todos os usuários do Windows em janeiro, um aumento de mais de 2,5 pontos percentuais em relação a dezembro de 2024. Esse é o maior índice já registrado para o Windows 11, impulsionado pela migração de usuários do Windows 10, que agora está a menos de sete meses de atingir o fim de sua vida útil.
Os dados vêm da plataforma de análise StatCounter, indicando que a participação do Windows 10 no mercado tem diminuído gradualmente nos últimos meses, após atingir um pico de 69,89% em abril de 2024. Apesar da queda, o Windows 10 ainda é a versão mais popular do sistema operacional, dominando 60,37% do mercado no mês passado.
O Windows 7, que chegou oficialmente ao fim de sua vida útil em 2020, ainda mantém a terceira posição, com 2,24% de participação. Já o Windows 8, Windows 8.1 e Windows XP completam o top 6, cada um com menos de 1% de participação. O Windows Vista, amplamente criticado desde o seu lançamento e que nunca conseguiu atrair usuários do XP, sequer aparece na lista.
![Windows 11 atinge maior participação de mercado enquanto Windows 10 se aproxima do fim do suporte 2 image 4](https://webitcoin.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-4.png)
Embora o Windows 10 esteja se aproximando do fim de sua vida útil oficial, ele continua sendo um sistema operacional popular. Nos últimos meses, a Microsoft tem emitido avisos e publicado postagens em seu blog para alertar os usuários sobre o fim iminente do suporte, mas a empresa não conseguiu o efeito desejado. Embora o Windows 11 tenha conquistado alguma participação de mercado, os usuários não migraram em massa para a nova versão.
Existem várias razões para essa adoção abaixo do esperado do Windows 11. Muitos usuários se recusam a atualizar devido à telemetria invasiva e à grande quantidade de anúncios embutidos na interface do Windows 11. Além disso, o novo sistema operacional exige um Módulo de Plataforma Confiável (TPM) 2.0, que muitas placas-mãe mais antigas não suportam, impedindo que muitos usuários façam a atualização sem gastar uma quantia considerável de dinheiro.
Apesar da urgência da Microsoft em transferir os usuários do Windows 10 para o Windows 11, a empresa recentemente começou a testar um novo recurso para a versão mais antiga. No mês passado, a Microsoft lançou um novo calendário na barra de tarefas do Windows 10 para os Insiders no canal Release Preview. Ainda não está claro se essa funcionalidade chegará à versão estável, mas, se isso acontecer, o calendário do Windows 10 poderá se tornar ainda mais amigável do que o equivalente no Windows 11.