Xô março, vai embora! Confira as principais notícias do mês

Março não deixará saudades na mente da maioria das pessoas

Já vimos meses complicados no passado, mas certamente março está de parabéns. Coronavírus, crises nos mercados financeiros, Bitcoin despencando de preço, etc. Felizmente o mês vai terminando, e com ele surge um novo mês, com novas expectativas e possibilidades.

Enquanto vamos nos despedindo de março, você pode conferir a nossa seleção com as notícias mais importantes do mês, separadas em duplas por categoria:

Bitcoin

Maior queda da história do Bitcoin em um único dia (de longe!) – Em 12 de março de 2020 a maior moeda digital do mundo fez história com uma queda -37,19%. E isso considerando os dados fechados do Coinmarketcap que indica um preço de abertura de $7.913,62 e um preço de fechamento de $4.970,79.

A queda gerou pânico na comunidade cripto e ligou o alerta sobre o Bitcoin ser uma reserva de valor confiável. O preço se recuperou nas horas seguintes, mas até hoje não conseguimos recuperar uma tendência de alta consistente.

Mesmo próximo ao halving, hashrate do Bitcoin despenca sob efeitos da crise do coronavírus – Quando dissemos que março foi um mês difícil… bem, não era exagero. Somado à derrocada nos preços, a preocupação dos holders do BTC aumentou ainda mais com os novos dados sobre a mineração.

Em 29 de fevereiro desse ano, a mineração de Bitcoin registrava um hashrate de 136,264,980 TH/s. Menos de 20 dias depois, em 17 de março, o poder de processamento da rede caiu para 82,285,031 TH/s, uma queda de quase 30% no hashrate.

Altcoins

Chainlink Por US $ 0,01? LINK sofreu um flash-crash de 99% na Binance – No mesmo dia 12 que fez o holders do Bitcoin um pouco mais tristes, também os holders da link tiveram motivos para queixas, com a moeda sofrendo um flash crash, afundando violentamente no gráfico.

O par LINK/USDT observou uma queda acentuada na Binance. O Chainlink sofreu uma queda repentina na Binance, a principal exchange de criptomoedas por volume de negócios, e caiu para $ 0,0136.

Mesmo que o preço do ativo tenha se recuperado quase imediatamente, esse ainda é um mergulho de 99%. Eventos semelhantes podem ter um impacto crítico. Tais movimentos de preços íngremes poderiam liquidar posições longas como efeito dominó.

Stablecoins valorizaram durante a crise do coronavírus – Enquanto o Bitcoin acabou não se provando muito resistente à crise, as stablecoins, por outro lado, respondiam muito bem. O mercado de stablecoins valorizou US $ 1,5 bilhão no último mês e agora está avaliado em mais de US $ 7 bilhões, de acordo com dados da Coin Metrics.

Em um debate recente sobre a valorização das stablecoins, o co-fundador da Coin Metrics, Nic Carter, disse que isso pode estar relacionado ao medo, à medida que os EUA imprimem e injetam dinheiro fiduciário nos mercados para conter as conseqüências de uma desaceleração econômica global.

Tecnologia

Internet global está sobrecarregada por excesso de uso dos serviços de streaming – Lentidão na interte? Agora o coronavírus foi longe demais!

Brincadeiras à parte, a crise do coronavírus impactou quase todos os setores da sociedade e da economia. Os governos, para evitar a disseminação da doença, colocaram as pessoas em quarentena. O resultado? Mais pessoas em casa, e com isso mais pessoas acessando a internet simultâneamente.

Na prática, todos os consumos domésticos aumentam com a quarentena imposta pelos governos em reposta à pandemia. A internet está inclusa nisso, impulsionada não apenas pela navegação normal, mas pelos serviços oferecidos por Netflix, Hulu, Disney Plus, HBO Now, Amazon Prime Video, dentre várias outros.

Dependendo de quanto tempo durar a quarentena do covid-19, podemos ter problemas com os provedores de internet se o consumo continuar elevado como está atualmente. A infraestrutura de rede que temos nos dias de hoje não foi pensada para suportar tamanho tráfego, nem preparada para aguentar tantas pessoas online simultaneamente.

Sede da Xiaomi em Wuhan, na China, retoma as operações, com quase 2000 funcionários – Para alguns é irônico, para outros é óbvio. O fato é que a China foi o primeiro país a ter que lidar com a epidemia do coronavírus e, agora, é o primeiro a estar pronto para sair dela.

No dia 30 de março de 2020 a Xiaomi anunciou que sua sede em Wuhan havia retomado oficialmente as operações. A empresa chinesa acaba de enviar os primeiros funcionários para o local com “equipamentos de segurança para epidemias” que incluíam máscaras, desinfetante para as mãos e uma cartilha de comportamento.

Brasil

Bolsa cai mais de 15% e é suspensa pela segunda vez no dia – Mais uma notícia do dia 12 de março, sendo mais uma notícia sobre os impactos da crise na economia. Nesse caso falamos da Bolsa brasileira ativando o circuit breaker, suspendendo os trabalhos para conter as perdas.

A suspensão ocorreu após atingir queda de mais de 15%. Esta é a primeira vez na história que a Bolsa para em três dias da mesma semana.

XDEX anuncia encerramento das atividades – Pertencente ao grupo XP Investimentos, a corretora brasileira de criptomoedas XDEX anunciou na manhã de hoje (31) o encerramentos de suas atividades. Em comunicado oficial, a exchange garantiu o resgate total dos fundos dos clientes da plataforma.

Para quem acompanhou a exchange nos últimos 17 meses de atividade pode acabar ficando uma lacuna, com mais uma empresa cripto brasileira fechando as portas.

Negócios

O projeto americano de dólar digital para driblar a COVID-19 – A notícia do dia 24 de março focou no possível novo dólar digital dos Estados Unidos.  Uma nova proposta que se opõe à abordagem Republicana e defende um projeto capaz de injetar dinheiro diretamente nas carteiras dos cidadãos.

A COVID-19 torna-se, assim, um Cavalo de Troia: um fluxo de dinheiro capaz de permitir que as pessoas entrem em um novo sistema monetário digitalizado.

Binance tem acordo para adquirir o CoinMarketCap por US$ 400 milhões – A última notícia do nosso resumão é também a mais recente. Dando continuidade ao seu plano de expansão global, a gigante Binance segue investindo pesado.

Dessa vez a exchange é apontada como a nova compradora do popular indexador CoinMarketCap. As críticas, é claro, não tardaram em aparecer. Com a Binance como uma das maiores exchanges de criptomoedas e o CoinMarketCap, a maior fonte de dados do universo cripto, a aquisição poderia tornar a indústria mais centralizada.

Podcast

Webitcast #16 – Declarando criptomoedas no Imposto de Renda – O assunto acabou ofuscado no decorrer do mês, mas ainda assim conseguiu ser o recordista de “plays” no Webitcast. Dessa forma, se você vai declarar Imposto de Renda esse ano e possui criptomoedas, não deixe de ouvir esse programa!

De frente com Armatinha #03 – JR (KriptoBR) – Cansado de ouvir falar de coronavírus? Então fica fácil recomendar o nosso terceiro De frente com Armatinha! Com uma divertida conversa entre Armata e JR, o programa é todo voltado para segurança e privacidade, além de contar com algumas histórias engraçadas que todo empreendedor vai conseguir se identificar. Confira!

E ai, gostou do nosso resumão desse mês? Faltou alguma notícia importante? Não deixe de compartilhar conosco suas opiniões e sugestões, e nos vemos em abril!

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.