XRP: CEO da Ripple define data para fim do processo contra a SEC
Segundo o CEO da Ripple, caso contra a SEC está chegando ao fim.
O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, expressou otimismo de que o processo em andamento entre a sua empresa e a Securities and Exchange Commission (SEC) chegará a uma resolução no primeiro semestre de 2023. O processo, que foi aberto pela SEC em dezembro de 2020, alega que a Ripple e seus dois principais executivos, Brad Garlinghouse e Chris Larsen, arrecadaram mais de US$ 1,3 bilhão por meio da venda de títulos não registrados na forma de XRP, a criptomoeda associada à empresa.
O processo causou incerteza significativa para a Ripple e seus clientes, bem como para o setor de criptomoedas em geral. Muitas exchanges retiraram o XRP de suas listas e o preço do token caiu significativamente desde que o processo foi aberto. Se a SEC prevalecesse no processo, isso poderia ter grandes implicações para outras criptomoedas consideradas valores mobiliários.
Entretanto, os comentários recentes de Garlinghouse sugerem que a empresa está confiante em sua posição legal e acredita que pode chegar a um acordo com a SEC. Isso provavelmente envolveria Ripple concordando em pagar uma multa e implementar certas medidas de conformidade, mas permitiria que a empresa continuasse operando e o token XRP continuasse sendo negociado.
Falando à CNBC no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em 18 de janeiro, Garlinghouse compartilhou suas expectativas para o fim da disputa judicial:
“Estamos otimistas de que isso certamente será resolvido em 2023 e talvez no primeiro semestre. Então, veremos como isso se desenrola a partir daqui. Mas me sinto muito bem sobre onde estamos em relação à lei e aos fatos.”
O fato de Garlinghouse estar otimista sobre uma resolução no primeiro semestre de 2023 é um sinal positivo para a Ripple e seus clientes, pois sugere que a empresa acredita que o processo não se arrastará por anos. Além disso, também pode fornecer uma sensação de clareza para o setor de criptomoedas mais amplo, pois uma resolução no processo pode ajudar a estabelecer algumas diretrizes regulatórias para outras criptomoedas consideradas valores mobiliários.
- Veja também: Ripple x SEC: Entenda o caso de uma vez por todas