XRP em apuros: Ripple enfrenta outro processo na Flórida
Processo na Flórida: a Ripple já enfrentou um caso semelhante movido contra ela pela SEC, que alega que o token XRP é um título e não um ativo cripto
A Ripple Labs está enfrentando outro processo iminente, já que a firma de criptomoedas foi processada por Tyler Toomey, um investidor de XRP com sede na Flórida.
De acordo com esse novo processo, Toomey alega que a empresa de protocolo de pagamentos violou as leis que orientam os valores mobiliários na Flórida por não se registrar corretamente nas autoridades financeiras do estado e por vender seu token XRP para investidores de varejo sem qualquer forma de restrição.
A ação movida na Flórida acusa a Ripple Lab de gerar fundos por meio de vendas de tokens para cobrir seu custo operacional. A afirmação é de que a empresa conseguiu isso vendendo os ativos a vários investidores de varejo, ao mesmo tempo que controlava seu fornecimento e liquidez.
Toomey reconhece o fato de que a empresa de criptomoedas já estava enfrentando um caso semelhante movido contra ela pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que alega que o token XRP é um título e não um ativo de criptografia. No entanto, ele vai um passo além quando diz que Ripple sabia que o token era um título, mas deliberadamente escolheu enganar os investidores dizendo que não era.
Brad Garlinghouse, o CEO da Ripple, é um réu individual no caso legal. Garlinghouse foi dito ter vendido quase $ 150 milhões em XRP entre 2017 e 2019 e também atraiu mais investidores para o ativo por meio de diferentes entrevistas que ele concedeu, nas quais ele exagerou o token e previu que seu valor de mercado poderia chegar a “trilhões de dólares”.
O reclamante perdeu mais da metade de seu investimento nos tokens XRP entre quando ele os comprou em 24 de novembro de 2020 e sua venda em 7 e 28 de dezembro de 2020.
Ripple e seus processos judiciais
O processo de Tyler Toomey não é o único processo iminente que a Ripple está enfrentando. A empresa de criptomoedas também está enfrentando uma ação coletiva movida contra ela por Bradley Sostack em 2018. Ao mesmo tempo, a empresa está se preparando para enfrentar o processo da SEC, que está marcado para o pré-julgamento em fevereiro.
A Tetragon, uma administradora de ativos líder, também entrou com um processo contra a empresa, pois está tentando resgatar seu patrimônio na Ripple. O gestor de ativos liderou uma rodada de financiamento em dezembro de 2019.
Devido ao processo movido pela SEC, o preço do token XRP despencou e as principais exchanges de criptomoedas, como BitStamp e Coinbase, retiraram o ativo de sua plataforma.
Acredita-se que o XRP seja controlado pela Ripple, já que ele tinha 100 bilhões de unidades pré-mineradas, ao contrário de outros ativos criptográficos como o Bitcoin.
A Ripple, contudo, negou qualquer delito contra as autoridades com a empresa, dizendo que iria se levantar contra a SEC em nome da indústria de criptomoedas. A empresa também, em diferentes momentos, exigiu que as autoridades esclareçam os regulamentos que protegem o espaço cripto.
Fonte: Coinspeaker
- Veja também: XRP testa suporte crucial que pode o levar a queda