Youtube libera anúncio de malware disfarçado de carteira de Bitcoin

Plataforma de vídeos se descuida e anuncia golpe

Recentemente um usuário do Reddit alertou investidores e entusiastas sobre um suposto anúncio do Youtube que estaria divulgando um vírus disfarçado de propaganda da Electrum, carteira de Bitcoin.

De acordo com mrsxeplatypus, o designlayout do anúncio parecem ser verídicos e são muito parecidos com anúncios reais da Electrum, e o link mostrado é o mesmo do site (electrum.org).

WeBitcoin: Youtube libera anúncio de malware disfarçado de carteira de Bitcoin

Entretanto, mrsxeplatypus afirma que ao clicar no anúncio, imediatamente é iniciado o download de um arquivo malicioso no formato EXE, e o link direcionado pela propaganda é elektrum.org, não electrum.org.

WeBitcoin: Youtube libera anúncio de malware disfarçado de carteira de Bitcoin

O usuário afirma ainda que tentou alertar o Google sobre o caso, mas não encontrou um “lugar” para relatar o ocorrido.

De acordo com o The Next Web a informação chegou até o Google, que já tomou as “devidas providências”. O site afirma ainda que foi utilizado um método de scamming popular conhecido como typosquatting, que utiliza o nome original de um produto ou empresa para direcionar o usuário a um site ilícito.

Aparentemente esta não é a primeira vez que o nome da Electrum é utilizado por malfeitores.

Em abril de 2018 um indivíduo comprou o domínio electrum.com e imitou os serviços oferecidos pela empresa. A Electrum teve que se pronunciar no twitter, afirmando que não possuía o domínio e alertando que muito provavelmente era uma tentativa de golpe para roubar Bitcoins. Pouco depois o indivíduo fechou o site e ainda declarou que a Electrum arruinou sua reputação.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli