YouTuber envolvido com pirâmide financeira é denunciado pela comunidade
O influencer, inclusive, fez ameaças diretas a terceiros, dando a entender que teria proteção privada da polícia para auxiliá-lo.
Diego Aguiar, YouTuber que ficou famoso na internet pela venda de cursos sobre criptomoedas no Hotmart e declarações polêmicas a respeito de diversos projetos de jogos NFT (tokens não fungíveis), diz sofrer ameaças de usuários na comunidade – e pretende colocar as autoridades para resolver o problema.
Usuários acusam Aguiar de manipular o mercado de games NFT, gerando pânico dentro de grupos de Telegram para fazer os preços dos tokens caírem.
Durante sua campanha contra o CryptoMines, o token do jogo, Eternal, caiu 95% em menos de duas semanas. Pouco tempo depois, Aguiar comemorou a queda no preço do token – o que enfureceu os usuários.
Boca no trombone
A YouTuber “CryptoBee” fez uma publicação a respeito dos ataques de Aguiar contra a comunidade cripto – e afirma ter provas, que serão encaminhadas ao Ministério Público (MP).
Segundo a influencer, ele acusou projetos como BombCrypto, CryptoCars e outros como “scam”, porém, sem dar quaisquer dados para reforçar suas alegações. Alguns usuários teriam confiado nas palavras de Aguiar, vendendo seus itens digitais.
Em documento apresentado pela YouTuber, o acusado afirma ter repassado as informações diretamente a policiais, que trabalhariam diretamente para ele.
Além disso, ela apresentou fotos de Aguiar do lado de policiais fardados – além de fotos dele, em sua residência, portando fuzis, armas de uso restrito às Forças Armadas, em seu grupo no Telegram.
Histórico complicado
Aguiar participou de campanhas publicitárias em nome da YouXwallet. Joab Santos, fundador da plataforma, tornou-se réu em ação coletiva na Bahia por crime de pirâmide financeira.
Santos, no YouTube, afirmou que não teria como pagar seus clientes, pois sua conta teria sido hackeada.
Aguiar tem 1,1 milhão de seguidores em sua conta do Instagram, com várias publicações ostentando veículos esportivos, viagens e garotas de programa.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.