Yuan digital: Na cidade Ningbo, na China, já é possível pagar metrô com CBDC
Os chineses já podem pagar o metrô com o yuan digital, a província de Zhejiang deu o primeiro passo
A cidade de Ningbo, na província de Zhejiang, nordeste da China, anunciou que todas as 125 de suas estações de metrô agora aceitam pagamento em yuan digital, à medida que a moeda digital do banco central chinês (CBDC) continua sua campanha de adoção.
Ningbo tem cerca de 9,5 milhões de habitantes e um setor industrial movimentado. É o lar da única zona de livre comércio na província de Zhejiang, bem como uma zona de alta tecnologia desregulamentada e um dos únicos parques industriais totalmente de propriedade estrangeira da China. É também uma importante base naval e abriga a maioria da frota do Mar da China Oriental da marinha chinesa.
Como tal, a sua rede de transportes públicos é particularmente movimentada e é composta por cinco linhas de metro, estando ainda em construção outras três.
- Veja também: Bugs que antecedem a atualização Merge
De acordo com um comunicado oficial da operadora, Ningbo Rail Transit, os moradores que desejam pagar com o token precisarão fazê-lo por meio do aplicativo dedicado do sistema de metrô.
Na interface do aplicativo, eles serão solicitados a vincular carteiras e-CNY de um dos seis maiores Bancos atualmente participantes do piloto do yuan digital: Banco Industrial e Comercial da China, Banco Agrícola da China, Banco da China, o China Construction Bank, Bank of Communications e o Postal Savings Bank.
Isso permitirá que os moradores escaneiem códigos QR em seus telefones celulares nas barreiras de ingressos — o que automaticamente retirará a taxa relevante de suas carteiras.
A operadora do metrô enfatizou que a opção de pagamento estava sendo lançada como um “piloto” inicial, mas parece disposta a pressionar os passageiros a pagar com o yuan digital. Como parte de uma oferta introdutória, os passageiros que pagam com o yuan digital foram informados de que um certo número de passageiros, escolhidos aleatoriamente, será cobrado apenas “um centavo” (frações de US$ 1) para andar de metrô até 4 de setembro.
A operadora ferroviária não indicou se eventualmente permitiria que os passageiros pagassem suas taxas de metrô diretamente de suas carteiras digitais de yuans. Também não indicou que quaisquer opções seriam fornecidas para usuários que não usam smartphones que estão usando as chamadas “carteiras duras”, cartões inteligentes e-CNY off-line que usam a tecnologia NFC.
Mas a empresa afirmou que “continuaria” seus “canais de pagamento digitais CNY no futuro”.
A medida significa que nove sistemas de metrô da cidade em toda a zona piloto de yuan digital em rápida expansão da China agora permitem que os passageiros paguem usando o CBDC.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future