Digital Yuan Wallet está entre os aplicativos mais baixados na China

A carteira de yuan digital é um dos aplicativos mais baixados da China uma semana após o lançamento, antes dos Jogos olímpicos de inverno de Pequim

Digital Yuan Wallet está entre os aplicativos mais baixados na China

A carteira de yuan digital chinês é um dos aplicativos mais baixados do país apenas sete dias após o lançamento. Os relatórios da mídia afirmam que o uso e a integração da moeda digital emitida pelo estado com outros aplicativos estão se mostrando favoráveis. Isso levou a grandes números em pagamentos digitais em yuans em cidades selecionadas da China.

Apesar de seu lançamento recente, o yuan digital já representa uma ameaça ao mercado de pagamentos ao consumidor dominado pelo Alipay e WeChat Pay. De fato, um dia após sua estreia, seus downloads superaram os do WeChat, de propriedade da Tencent.

De acordo com pesquisadores de mercado, isso levou a carteira e-CNY a se tornar o aplicativo mais popular no mercado iOS. Além disso, o aplicativo digital yuan manteve o primeiro lugar até sábado antes de ceder essa posição para o aplicativo móvel de compartilhamento de vídeos Kuaishou.

Na segunda-feira, a carteira digital de yuans ficou em segundo lugar entre os aplicativos financeiros mais baixados na loja de aplicativos da Xiaomi. No entanto, estava na 43ª posição na loja da Huawei na segunda-feira, representando uma subida de 10 pontos em relação ao dia anterior.

As lojas de aplicativos Xiaomi e Huawei são opções populares para usuários de Android na China continental devido à indisponibilidade do Google Play no país.

A recepção substancial obtida pelo aplicativo e-CNY é um bom presságio para o Banco Popular da China. Oficialmente apelidada de Moeda Digital e Pagamento Eletrônico (DCEP), a iniciativa é um dos principais recursos promovidos antes dos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo mês. O evento acontecerá principalmente em Pequim, capital do país, além de Yanqing e Chongli.

Embora o yuan digital esteja amplamente disponível para download, no momento só é aplicável em áreas selecionadas. O desenvolvedor, o Instituto de Pesquisa de Moedas Digitais do Banco Popular da China, está atualmente trabalhando com autoridades em 10 cidades piloto. Isso inclui Xangai, Shenzhen, Xiongan, Chengdu, Suzhou e Pequim, onde os moradores receberam yuan digital como parte de campanhas promocionais.

O Digital Currency Research Institute há muito estuda a implementação de um yuan digital. Oficialmente, os testes do e-CNY começaram em 2020. Agora, os visitantes dos Jogos Olímpicos de Inverno que começam em 4 de fevereiro poderão usar o yuan digital.

Além disso, o PBoC afirmou anteriormente que os estrangeiros podem usar o e-CNY sem uma conta bancária local. A decisão de colocar os estrangeiros a par do token emitido pelo estado, é testar seu apelo no exterior.

O yuan digital também pode ser gasto em outros aplicativos de pagamento, principalmente Alipay e Wechat Pay. A dupla representa cerca de 90% do mercado de pagamentos móveis da China. O CBDC também está disponível através de sete bancos chineses. Eles são o Banco Industrial e Comercial da China, o Banco Agrícola da China, o Banco de Construção da China, o Banco da China e o Banco de Comunicações. Completando o grupo estão o Postal Savings Bank of China e o China Merchants Bank.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8