Zona Econômica de Honduras passa a reconhecer o Bitcoin como moeda legal
Uma ilha turística da costa de Honduras reconhece o Bitcoin e algumas criptomoedas como moeda legal
Autoridades da Zona Econômica de Honduras anunciaram hoje que estavam reconhecendo o Bitcoin e outras criptomoedas como moeda legal, indo contra a “vontade” do Banco Central do país, pois negou recentemente que o país estava considerando tornar o Bitcoin sua moeda de fato, uma jurisdição cênica chamada Próspera na ilha de Roatán afirmou que agora reconhece criptomoedas como moeda legal em sua jurisdição.
Empurrando para o Desenvolvimento Econômico
A zona econômica especial, apelidada de “Honduras Prospera”, foi fundada em 2020 para ajudar no desenvolvimento econômico da região. Goza de autonomia fiscal, administrativa e orçamentária.
Próspera observou em um comunicado:
A estrutura regulatória dinâmica do Prospera promove a inovação em criptomoedas e o uso generalizado do Bitcoin por residentes, empresas e governos.
A declaração é uma surpresa e provavelmente gerará discussão em outros países, dependendo de como a mudança se desenrolar.
De acordo com o comunicado de imprensa, há outros desenvolvimentos favoráveis. Governos locais, municípios e empresas estrangeiras poderão emitir títulos Bitcoin da SEZ, outro desenvolvimento significativo para o ativo.
O objetivo é que isso estimule o desenvolvimento econômico por meio da atração de investimento estrangeiro direto.
Conforme Joel Bomgar, presidente da Honduras Próspera Inc., disse:
O Bitcoin dentro da Próspera “funciona como moeda legal, isso significa que não há imposto sobre ganhos de capital no Bitcoin, você pode negociar livremente usando Bitcoin e pode pagar impostos e taxas com Bitcoin.
El Salvador, um país vizinho, tornou-se o primeiro governo do mundo a adotar o Bitcoin como moeda legal em setembro, mas com uma implementação difícil e desconfiança pública generalizada.
Houve inúmeras especulações recentemente alegando que o 56º presidente de Honduras, Xiomara Castro, pode legalizar o Bitcoin no país.
- Veja também: BIG Festival 2022 abre chamadas para concursos e competições de desenvolvedores de jogos
Algumas fontes afirmam que o governo hondurenho pode até fazer uma declaração nos “próximos dias”.
E o Banco Central, como fica nesta história?
Em 23 de março, o banco central de Honduras pôs fim aos rumores, divulgando em um comunicado que os ativos criptomoedas não têm curso legal nem regulamentados no país.
O Banco esclareceu em um anúncio recente:
Qualquer transação envolvendo essa forma de ativo virtual é realizada sob risco e responsabilidade do indivíduo que a executa.
Embora esta decisão seja limitada à autoridade da zona econômica Próspera ZEDE, é uma decisão significativa que pode levar outros governos a considerar um curso de ação semelhante.
Esta é uma demonstração das inúmeras vantagens do Bitcoin e outras criptomoedas. A popularidade do Bitcoin levou o governo hondurenho a implantar caixas eletrônicos em todo o país.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future