Zuckerberg explica como Facebook pode ganhar dinheiro com a Libra

Zuckerberg diz que Libra pode aumentar a receita do Facebook através de anúncios, China vê isso como algo muito maior.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou, durante uma reunião de acionistas, como o projeto de criptomoeda Libra ajudará a gigante das mídias sociais a ganhar dinheiro. A China, por outro lado, publicou um livro abordando os desafios de Libra, argumentando que a criptomoeda pode se tornar a nova moeda mundial.

Em uma transcrição publicada por Thomson Reuters, podemos ler que Zuckerberg respondeu a uma pergunta feita por um acionista sobre como o Facebook ganhará dinheiro com o projeto de criptomoeda Libra. Zuckerberg respondeu analisando o potencial impacto de Libra no comércio eletrônico no Facebook e seu impacto na receita de publicidade.

De acordo com o CEO da gigante das mídias sociais, o Facebook não cobra um preço definido pelos anúncios e, em vez disso, trabalha com um sistema de lances, em que todas as empresas que tentam anunciar fazem lances para competir pelo espaço do anúncio. O sistema, disse Zuckerberg, permite que eles obtenham o “menor preço possível”.

Ele acrescentou que a combinação de anúncios com uma ferramenta de pagamento eficaz, como a Libra, pode beneficiar ainda mais os negócios, pois pode tornar o comércio mais eficiente:

“Se pudermos tornar o comércio mais eficaz para as empresas, quando elas exibirem um anúncio, alguém que clicar nele pode estar mais propenso a comprar algo, graças a uma forma de pagamento muito eficaz.”

A publicidade no Facebook, como tal, torna-se mais valiosa para as empresas, que por sua vez podem vê-las dar lances mais altos nos anúncios e aumentar os preços gerais. Isso aumentaria efetivamente a receita de publicidade do Facebook.

Zuckerberg também reiterou outras vantagens do Libra, apontando que a infraestrutura de pagamentos “não é atualizada há muito tempo”. A China, que planeja lançar sua própria moeda digital chamada DCEP, vê Libra como mais do que uma maneira de o Facebook ganhar dinheiro.

Segundo a China, Libra pode se tornar a nova moeda mundial

Em um livro publicado pela Escola Central do Partido da China para educar funcionários do governo sobre moeda digital e propor medidas políticas para lidar com desafios emergentes, especialistas dizem que a Libra é um excelente exemplo de parceria público-privada e tem o potencial para se tornar a nova moeda mundial.

Isso significaria, de acordo com o livro intitulado “Discutindo a moeda digital com os principais funcionários”, que a Libra poderia atrapalhar a tentativa do governo chinês de aumentar a influência do yuan.

Hongzhang Wang, ex-presidente do China Construction Bank e um dos autores do prefácio do livro, disse em um artigo recente:

“A China originalmente contava com o pagamento móvel para avançar, mas agora Libra tem o potencial de mudar o jogo novamente.”

Wang acrescentou que isso permitiria que as empresas nos EUA construíssem um sistema de moeda digital que poderia “ameaçar ou até superar” a Alipay e o WeChat Pay usando a tecnologia blockchain.

Fonte: cryptoglobe

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.