O Bitcoin atinge sua Alta Histórica (ATH) na Argentina, impulsionado pela recente decisão de aceitar a criptomoeda

Bitcoin

O governo da Argentina endossou oficialmente o uso do Bitcoin e outras criptos em contratos juridicamente vinculativos dentro do país

Conforme publicado ontem (21) a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino destacou que um decreto legalizando o uso de determinadas moedas em contratos e pagamentos também abrangeria o Bitcoin.

Após a eleição do presidente Javier Milei, defensor das criptomoedas, foi aprovado em 20 de dezembro o decreto “Bases para a Reconstrução da Economia Argentina”, que, embora não mencionasse explicitamente o Bitcoin, abordava disposições para moedas não reconhecidas como legais, confirmando o Bitcoin, conforme anunciado por Diana Mondino.

Em 12 de dezembro, o presidente recém-eleito Javier Milei desvalorizou o peso argentino em 50%, passando de 400 para 800 em relação ao dólar. A inflação persistente de 161% no país impulsionou os preços do Bitcoin a máximas históricas este ano.

Adquirir um BTC em pesos argentinos requer um desembolso de 35 milhões devido à valorização da moeda. Os preços locais duplicaram em meados de dezembro, atingindo atualmente máximas históricas, conforme indicado pelo Coingecko.

A desvalorização do peso argentino provocou especulações sobre a possibilidade do país seguir os passos de El Salvador e legalizar o Bitcoin em 2024. Javier Milei expressou anteriormente que o BTC simboliza o retorno do dinheiro ao setor privado.

Lei do Bitcoin foi aprovado em El Salvador

El Salvador aprovou uma lei em 21 de dezembro que concede cidadania acelerada a investidores em BTC. A legislação permite a obtenção rápida de cidadania para estrangeiros que façam “doações” de BTC para programas governamentais de desenvolvimento social e econômico.

A recente legislação em El Salvador não estabelece um requisito mínimo para as “doações” em BTC, embora isso seja provável. Segundo o rastreador Bukele BTC, as reservas de Bitcoin de El Salvador recuperaram-se, totalizando US$ 122 milhões.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin é negociado a US$ 43.636, com uma leve queda de 0,08% nas últimas 24 horas e de 3,94 se comparado com a semana anterior, segundo a CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future