Como a informação se tornou um bem valioso na economia global

Atualmente, a informação assume uma importância cada vez maior e se tornou um diferencial para qualquer empresa que queira ter sucesso.

A quantidade de acontecimentos externos faz com que as empresas enfrentem situações diferentes e é a informação que ajuda a introduzir tecnologias e explorar oportunidades.

Hoje em dia, ela funciona como um farol que mostra as oportunidades existentes e ainda sinaliza ameaças, reduz incertezas no processo de decisão e aumenta a qualidade daquilo que a companhia oferece.

O grande diferencial das pessoas e das organizações está no modo como eles valorizam a informação, pois só assim serão capazes de atender as demandas do mercado e encontrar soluções inovadoras.

É um elemento fundamental no processo decisório e se for devidamente estruturada, capacita a companhia para que possa alcançar seus objetivos. Em outras palavras, decisões baseadas em informações garantem o sucesso do negócio.

Quem tem acesso a informações de qualidade e em quantidade adequada, conquista vantagens competitivas evita erros, bem como perda de oportunidades.

Para elucidar o assunto, este artigo vai mostrar porque a informação é um bem econômico, quais são os aspectos da era da informação e a importância da segurança da informação atualmente.

Informação como bem econômico

A economia está passando por grandes mudanças e transformações, e o bem mais valioso atualmente é diferente do que se via antes. A informação é o que existe de mais valioso hoje em dia e se transformou em commodity.

Trata-se de algo expansivo, e que quanto mais é utilizado, mais cresce. É algo totalmente diferente do que acontece com outros bens, como imóveis e automóveis.

As informações obtidas por uma clínica veterinária com banho em gato pet shop melhoram conforme o uso, mas existem riscos de vazamento isso aumenta ainda mais a importância da segurança nesse sentido.

Para se ter uma ideia de sua importância, a informação pode até mesmo substituir pessoas, aliás, antes mesmo de o dinheiro chegar na bolsa de valores pelas compras de ações, primeiro chegam as informações sobre o processo.

O acesso a ela está cada vez mais rápido por conta dos diferentes canais onde é possível obtê-la, por isso, é muito fácil compartilhá-la. Quem detém uma informação e passa adiante, não perde aquilo que falou para o outro.

O que faz com que seja um verdadeiro bem econômico é o fato de que muda constantemente e é por isso que as pessoas têm acesso a tanta informação hoje em dia.

Principais aspectos da era da informação

O principal aspecto da era da informação é que ela mudou a maneira como o ser humano realiza suas atividades. Alguns dos elementos que mais contribuem com isso são:

  • GPS;
  • Aplicativos;
  • Plataformas de streaming;
  • Buscadores.

Ninguém mais precisa consultar um mapa ou pedir informações para encontrar um destino, assim como é possível se comunicar a qualquer momento por meio de aplicativos de mensagem instantânea e raramente alguém faz uma ligação.

Para estudar sobre polimento e revitalização de pintura, ninguém mais precisa recorrer a livros físicos ou bibliotecas, pois com alguns cliques na internet, é possível encontrar tudo sobre o assunto.

A previsão do tempo está na palma da mão e é possível saber sobre o clima em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.

Os algoritmos mostram, considerando o histórico de navegação, filmes, músicas, séries, produtos e serviços que estejam de acordo com as preferências do usuário.

Mas mesmo diante das facilidades, ainda existem pessoas com mais dificuldade para se adaptar à era da informação. Uma das principais críticas está relacionada à hiperconectividade.

Por outro lado, existem aqueles que acreditam que isso está afastando as pessoas que preferem se comunicar pessoalmente.

Outro fator é que existe uma dificuldade para se concentrar devido à quantidade de estímulos que os indivíduos recebem no dia a dia.

No entanto, ninguém mais precisa ir para outra cidade comprar cimento para altas temperaturas ou pesquisar de loja em loja o preço de um produto, pois com a internet tudo isso ficou mais rápido.

A sociedade precisa entender que o mal não está na tecnologia, mas em seu uso indevido, além disso, todos devem aceitar o fato de que a era da informação não tem volta e é necessário aprender a conviver com seus desafios.

É perfeitamente possível estar com ela sem prejudicar o equilíbrio e as relações pessoais. Até mesmo quem tinha um hábito antigo pode cultivá-lo, como marcar um café com os amigos e aproveitar as férias sem publicar fotos no Instagram.

O que as pessoas precisam fazer é tomar as redes e aproveitar apenas a parte boa, da mesma forma como as empresas estão fazendo.

Da mesma forma como existem mudanças acontecendo na vida das pessoas, existem outras que geram impactos no universo corporativo. Para uma empresa terceirizada de bombeiro civil, as oportunidades estão muito além de soluções tecnológicas.

Ela pode se tornar muito mais eficiente, transformar seus processos e se aproximar dos clientes. Além disso, as informações são suportadas por dados cada vez mais preciosos e abundantes.

Com a chegada do big data, foi possível processar diversos tipos de informações e tudo de maneira estruturada. Isso é muito diferente dos bancos de dados em que os campos de preenchimento eram diferentes.

A corporação tem mais chances de conhecer o seu público-alvo e com isso oferecer produtos de acordo com as necessidades e problemas do cliente.

Ao coletar informações sobre as pessoas, tanto potenciais clientes quanto clientes em si, e aproveitar as ferramentas de automação, a marca também consegue segmentar sua comunicação e tornar sua mensagem mais certeira.

Mas para aproveitar tudo isso da melhor forma, uma empresa de instalação de tela de proteção para cachorro retrátil precisa preservar a segurança da informação.

Importância da segurança da informação

A era da informação está relacionada à facilidade de adquirir dados e à quantidade de informações que as empresas e pessoas têm acesso todos os dias.

Diante dessa realidade, a corporação precisa investir em um bom gerenciamento de segurança da informação, principalmente por conta da globalização.

Esse processo deve ser entendido como provisão de confidencialidade, responsabilidade, autenticidade, integridade e acessibilidade.

No caso da confidencialidade, trata-se do fato de que a informação não é disponibilizada ou divulgada para processos, entidades e indivíduos que não sejam autorizados.

Quanto à disponibilidade, é entendida como algo acessível e utilizável, dentro de uma entidade autorizada e é uma situação que não é vista como problema de toda empresa.

Se uma loja de cozinha sob medida moderna está com falta de acesso aos dados, é uma situação que pode ser provocada por falta de eletricidade, chave perdida ou até por um vírus.

Mas um dos elementos mais importantes é a integridade dos ativos para proteger sua exatidão. É fundamental cuidar da estrutura e da configuração de dispositivos e aplicativos presentes na rede.

Isso porque os problemas de integridade podem estar relacionados às atividades dos funcionários que tratam da coleta e processamento de dados.

Quando não existe segurança da informação, ou seja, se a integridade não é cumprida, podem ocorrer atrasos nas tomadas de decisões ou até falta de ações que reduzem as ameaças existentes.

O sistema de gerenciamento de segurança da informação trabalha com o desenvolvimento de uma política de segurança em nível estratégico, além da avaliação de riscos relacionados a ameaças.

Um fabricante de cerca de segurança residencial precisa determinar a implementação de controles de segurança que eliminem ameaças, fazer monitoramento de sistemas com auditorias internas e revisar a gestão.

É importante ter em mente que mesmo diante de todos esses procedimentos, as invasões por hackers e a divulgação de informações confidenciais na internet ainda são muito comuns no Brasil.

Para proteger os dados dos usuários, o país implementou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), inspirada em uma lei que já existe na Europa para regulamentar a maneira como os dados são tratados pelas companhias.

As organizações brasileiras, como uma confecção de uniforme para cozinha industrial, precisam se adequar a essa lei, por meio de um setor de tecnologia da informação.

Isso é muito importante para respeitar as imposições e evitar diversos problemas e punições aos quais as organizações estão sujeitas se não cuidarem devidamente da segurança da informação.

Considerações finais

As empresas baseiam suas tomadas de decisão nas informações e dados que coletam, armazenam e administram. Saber lidar com eles é fundamental para alcançar o sucesso e fazer o negócio crescer.

Independentemente do segmento de atuação, esse cuidado é muito importante e existe até mesmo uma lei que impõe o que deve ser feito para preservar os dados e evitar os problemas provocados por roubos e vazamentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.