Intel admite que está perdendo para a AMD, mas promete uma reação agressiva

Intel perdendo participação de mercado

A batalha de CPU entre Intel e AMD é a mais empolgante em anos, com o domínio outrora inatacável da Intel, agora ameaçado por uma AMD ressurgente.

Os comentários são de Jason Grebe, vice-presidente corporativo e gerente geral do Cloud Platforms and Technology Group da Intel, que estava falando na Citi Global Tech Conference e disse:

“Como passamos pelo problema de fornecimento nos últimos 6 a 12 meses no lado do PC, tivemos que nos afastar de um compartilhamento móvel de baixo custo e de um canal de desktop”.

Portanto, embora a Intel não tenha dito explicitamente que está perdendo para a AMD, é isso que os comentários de Grebe estão sugerindo, com a Intel perdendo participação de mercado em laptops econômicos e em processadores de desktop para consumidores – áreas em que a AMD vem crescendo com força.

A AMD teve enorme sucesso recentemente com o lançamento de sua série Ryzen 3000 de processadores, lançada com elogios da crítica e vendas, além de um aumento nos laptops equipados com AMD sendo vendidos e que certamente parece estar pressionando a Intel.

Embora tenhamos visto evidências de que a AMD obteve participação de mercado da Intel, isso se baseou principalmente em lojas individuais. A revelação da Intel é a primeira declaração oficial que recebemos da empresa sobre suas lutas.

Não dando muito crédito

Embora os comentários de Grebe aludissem a perder participação de mercado contra a AMD (apesar de não mencionar a empresa pelo nome), parece que a Intel não está interessada em dar muito crédito à AMD pela perda de participação de mercado e, em vez disso, culpa os problemas de fornecimento que atingiram a Intel no último ano – que, sem dúvida, desempenhou um papel, embora pensemos que os produtos aprimorados da AMD e os preços competitivos também desempenham um papel importante.

Então, o que a Intel vai fazer?

Ficando agressivo

Como Grebe diz, a Intel está tentando ficar “mais agressiva” em uma tentativa de recuperar a participação de mercado. Isso pode envolver uma competitividade da AMD em relação a preço e desempenho – com a Intel prometendo que seus processadores Cascade Lake-X, com lançamento em outubro, oferecerão 2,09 vezes mais em termos de desempenho relativo por dólar do que o Skylake-X – e também poderia pressionar a AMD, que tradicionalmente oferece uma melhor proposta de preço e desempenho.

Também gostaríamos de ver a Intel se tornando mais agressiva no que diz respeito à inovação. Embora a Intel tenha admitido que não enviará chips de 7nm até 2021 – ao contrário da AMD, que já possui chips de 7nm no mercado – a empresa certamente estará procurando maneiras de recuperar os clientes perdidos para a AMD.

Com uma AMD ressurgente e uma Intel agressiva pronta para revidar, os verdadeiros vencedores das guerras de CPU serão os consumidores.

Fonte: TechRadar

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.