Presidente do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, faz previsões sombrias para a economia global

Dimon

Dimon alerta para possível crise cambial em meio a um ambiente de taxas de juros mais altas

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan e crítico de criptomoedas, emitiu um alerta sobre a inflação e uma possível crise econômica em sua carta anual aos acionistas. Ele afirma que o Banco está preparado para lidar com taxas de juros mais altas e inflação mais alta e duradoura nos EUA.

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, afirmou que os ativos em geral, incluindo criptomoedas e “criptomoedas populares, como Dogecoin e Shiba Inu”, estão prestes a enfrentar as consequências da flexibilização quantitativa (QE) e da expansão rápida da oferta de dinheiro nas últimas décadas.

Ele destacou que a QE levou a uma liquidez extraordinária e aumentou os preços em várias classes de investimento, incluindo ações, títulos, criptomoedas e imóveis, além de ter aumentado os depósitos bancários em geral.

O QE agora está sendo revertido em aperto quantitativo (QT) enquanto o Fed luta contra a inflação.

O CEO do JPMorgan, alertou que investidores que esperam um pivô do Federal Reserve podem ter que se preparar para um aumento significativo nas taxas de juros, à medida que a economia entra em uma possível recessão nos moldes das décadas de 1970 e 1980.

Ele destacou que, se a inflação continuar alta, o Fed pode ser forçado a aumentar as taxas de juros mais do que o esperado, e o aperto quantitativo pode ter impactos contínuos, elevando as taxas de longo prazo mais do que o previsto.

Enquanto Dimon alerta sobre uma possível crise econômica e aumento nas taxas de juros, alguns insiders do mercado de criptomoedas, como Raoul Pal e Cathie Wood, têm opiniões opostas.

Raoul Pal vem pedindo um pivô do Fed desde o final do ano passado, enquanto Cathie Wood prevê que o Bitcoin e a tecnologia blockchain sairão à frente como os ativos de risco com melhor desempenho quando o Fed girar.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future