QANplatform perde mais de 90% do valor após ataque hacker

qan01 interna
Ataque hacker sofrido pela QANplatform quase levou o valor de seu token nativo a zero. Imagem: Twitter

Os desenvolvedores da plataforma publicaram várias orientações e detalhes a respeito do embuste no Twitter

Colapso da QANplatform

Anteontem (11), a QANplatform, blockchain que promete soluções Web3 em múltiplas linguagens de programação, sofreu um ataque hacker em sua carteira. Após isso, o valor de seu token nativo (QANX) caiu cerca de 95% em poucas horas, segundo dados do CoinMarketCap.

Desde então, desenvolvedores começaram a alimentar frequentemente a conta oficial do projeto no Twitter com informações a respeito do roubo. Confira um trecho da postagem em seu blog:

“O exploiter foi capaz de drenar 1.444.169.100,98 QANX da QANX Bridge na Binance Smart Chain (BSC), vendendo o saldo por 3.090 BNB na PancakeSwap, que foi posteriormente repassado à Tornado Cash.”

A Tornado Cash é uma plataforma de mixagem de criptomoedas: durante o processo, o saldo é pulverizado em várias carteiras anônimas e, no final, todo o dinheiro é repassado em uma nova carteira para o usuário. Trata-se de um mecanismo de privacidade financeira, responsável por garantir o anonimato do patrimônio.

Cuidado!

Em anúncio recente, a QANplatform alertou seus usuários para que não executem nenhuma transação com QANX por enquanto. Todas as negociações, bem como saques e transferências em exchanges centralizadas, foram pausados até segunda ordem.

Entretanto, a plataforma afirma que apenas a carteira do implantador do contrato inteligente QANX Bridge foi afetada. A QANX Bridge não teria qualquer envolvimento direto com o embuste, afirmam os desenvolvedores.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.