Bybit se torna a segunda maior exchange de criptomoedas, segundo a Kaiko

Copia de Contra Capa 16

A Bybit, exchange de criptomoedas sediada em Singapura, ultrapassou sua rival, a Coinbase dos Estados Unidos, para se tornar a segunda maior plataforma de negociação de ativos digitais, atrás apenas da Binance.

De acordo com um comunicado à imprensa citando um relatório da plataforma de análise de criptomoedas Kaiko, a participação de mercado da Bybit saltou de 8% para 16% desde outubro de 2023, enquanto a participação da Coinbase aumentou apenas 1% no mesmo período. Graças a esse crescimento constante, a Bybit superou a Coinbase em março e se tornou a segunda maior exchange de criptomoedas.

Vários fatores impulsionaram a ascensão da Bybit

Vários fatores contribuíram para o crescimento da Bybit, incluindo o lançamento de ETFs à vista de Bitcoin nos Estados Unidos e o enfraquecimento da dominância da Binance devido a questões regulatórias.

A Kaiko observou que, embora ambos os incidentes tenham levado ao aumento do volume de negociação para todas as exchanges de criptomoedas, exceto a Binance, nem todas as empresas se beneficiaram igualmente, especialmente com o rali que precedeu a aprovação dos ETFs à vista de Bitcoin. A Bybit registrou os maiores ganhos, enquanto a Coinbase teve um aumento menor, apesar de relatar maiores lucros e receitas.

Curiosamente, a Binance não é a única exchange que sofreu queda em sua participação de mercado devido a desafios regulatórios. Outras plataformas como Upbit e OKX registraram volumes menores por razões desconhecidas. A Binance, por sua vez, viu sua dominância cair de 60% para 54% desde o acordo de US$ 4,3 bilhões com as autoridades americanas no final de 2023.

“Estamos entusiasmados em ver o crescimento contínuo e o reconhecimento da Bybit no setor. Nosso compromisso em oferecer taxas competitivas, uma plataforma segura e produtos inovadores, como a Conta de Negociação Unificada, conquistou nossos usuários”, disse Ben Zhou, cofundador e CEO da Bybit.

Taxas baixas e aumento da participação no spot

O crescente volume de transações na Bybit não pode ser atribuído apenas à saga da Binance e ao mercado de ETFs à vista de Bitcoin nos Estados Unidos. A Kaiko destacou as taxas de transação competitivas da exchange e o aumento do market share de transações de bitcoin (BTC) e ether (ETH).

As taxas de transação da Bybit estão entre as mais baixas do mercado de criptomoedas, ficando atrás apenas da OKX e da Binance. Assim como outras exchanges que têm promoções contínuas de taxa zero para ativos como TrueUSD (TUSD) e First Digital USD (FDUSD), como no caso da Binance, a Bybit implementou taxas zero para USD Coin (USDC) em fevereiro de 2023.

Além disso, o market share do volume de negociação à vista de BTC e ETH da Bybit aumentou de 17% para 53% desde 2023. O crescente market share do mercado à vista foi impulsionado pelo crescente mercado de derivativos da exchange, que se tornou o segundo maior depois da Binance desde 2023.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.