A tecnologia blockchain chega aos aplicativos de mensagens

toklok01 interna
TokLok é uma opção blockchain de mensageiro instantâneo. Imagem: Reprodução

Três opções centralizadas ainda dominam o mercado; entenda como soluções descentralizadas podem ser melhores e mais saudáveis

Blockchain e os mensageiros instantâneos

As tecnologias emergentes trouxeram, sem dúvidas, possibilidades antes impensáveis. A ideia de uma rede social descentralizada e não invasiva já é realidade, a exemplo da Steemit. É possível, inclusive, monetizar comentários dentro de postagens. A própria comunidade modera os conteúdos; isso significa que o Estado não é capaz de censurar ativamente os conteúdos.

Os aplicativos de mensagens instantâneas também estão na mira dos desenvolvedores blockchain. Segundo estudo do Messenger People, o WhatsApp possui a maior base de fãs ao redor do mundo (15,7%). Instagram (14,8%), Facebook (14,5%) e WeChat (11,4%) também caíram no gosto da maioria.

Privacidade e segurança

Apesar da popularidade, a maior parte dos mensageiros instantâneos não dispõem de segurança ou privacidade satisfatórias. O WhatsApp, por exemplo, possui um sistema de criptografia ponta-a-ponta que pode ser facilmente burlado se os backups forem armazenados em um servidor na nuvem.

Não faz muito tempo que a Meta (ex-Facebook) foi acusada de obter dados dos usuários sem sua permissão. Esse é um dos motivos pelos quais a renomada empresa trocou de nome, inclusive.

Por fim, a censura é outra questão muito delicada. Indivíduos que erguem certas bandeiras tendem a ser calados nas redes sociais de várias maneiras: bloqueio de contas, desmonetização, redução do alcance etc.

Alternativas mais saudáveis

Desenvolvedores criaram o TokLok, aplicativo de mensagens totalmente construído em blockchain e focado em privacidade e segurança.

Diferentemente dos principais aplicativos, as mensagens não são armazenadas em lugar nenhum; apenas o remetente e o destinatário podem ler o conteúdo compartilhado.

Além disso, o programa não coleta quaisquer informações de seus usuários – tampouco de suas mensagens.

TOL, token nativo do mensageiro instantâneo, pode ser usado para participar do sistema de governança do projeto e realizar transferências de qualquer montante. O ativo é negociado de maneira privada.

Considerações finais

As grandes corporações fazem uso de suas informações pessoais como moeda de troca. Isso não é exatamente ruim – desde que você entenda, de maneira clara, tudo o que está sendo absorvido durante a utilização de suas aplicações e você, obviamente, esteja de acordo com isso.

O problema é que, em linhas gerais, os contratos que você assina não são nada claros com relação à coleta de dados realizada. Textos vagos e mal explicados induzem o usuário, comprado por supostas facilidades, ao erro.

Por outro lado, projetos blockchain propõem um approach diferenciado: converse à vontade com quem você quiser, sem coleta de informações ou censura e negocie valores sem qualquer complicação e com total privacidade e segurança.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.