Falsos operadores de cripto trade são presos por enganar vítimas na Coreia do Sul

Quatro pessoas foram presas por fraudar um total de 1,7 bilhão de won (US$ 1,3 milhão) de investidores que transferiram dinheiro em falsos trades de criptomoedas, informou a polícia sul-coreana nesta quarta-feira.

Coreia
De acordo com dados recentes da polícia enviados ao deputado Yun Chang-hyun, do Partido do Poder Popular, o dano total de crimes relacionados a criptomoedas chegou a 3,87 trilhões de won nos primeiros 11 meses do ano passado, aumentando 14 vezes em relação ao ano anterior. O dano total para todo o ano de 2020 chegou a 213,6 bilhões de won. Falsos operadores de cripto trade são presos por enganar vítimas na Coreia do Sul.

Os quatro, recentemente detidos pela polícia, são suspeitos de operar a falsa exchange de criptomoedas que induziu os investidores a pensar que estavam realmente negociando moedas e ouro.

Mais de 20 investidores tiveram perdas depois que os golpistas disseram que não podiam devolver seus investimentos devido ao valor do ouro e das moedas despencarem, de acordo com a Delegacia de Polícia de Seul Seongdong.

A polícia prendeu os golpistas separadamente de março até o final de maio, dizendo que os suspeitos admitiram a maioria de seus crimes devido a evidências claras.

O relatório vem em meio a um aumento nos crimes relacionados a criptomoedas aqui.

Crypto in South Korea: A History & What's Next – skalex.io
Os quatro, recentemente detidos pela polícia, são suspeitos de operar a falsa exchange de criptomoedas que induziu os investidores a pensar que estavam realmente negociando moedas e ouro. Mais de 20 investidores tiveram perdas depois que os golpistas disseram que não podiam devolver seus investimentos devido ao valor do ouro e das moedas despencarem, de acordo com a Delegacia de Polícia de Seul Seongdong. Falsos operadores de cripto trade são presos por enganar vítimas na Coreia do Sul.

De acordo com dados recentes da polícia enviados ao deputado Yun Chang-hyun, do Partido do Poder Popular, o dano total de crimes relacionados a criptomoedas chegou a 3,87 trilhões de won nos primeiros 11 meses do ano passado, aumentando 14 vezes em relação ao ano anterior.

O dano total para todo o ano de 2020 chegou a 213,6 bilhões de won.

A polícia também prendeu 814 golpistas suspeitos de realizar um total de 226 casos de crimes relacionados a criptomoedas de janeiro a novembro do ano passado. Aqueles que operavam negócios sem licença ou realizavam esquemas de pirâmide somavam 727, representando 89% dos suspeitos.

O relatório alertou que os golpistas visavam principalmente vítimas idosas com mais de 60 anos, aproveitando-se de sua falta de familiaridade com as criptomoedas.

south korea new technologies
De acordo com dados recentes da polícia enviados ao deputado Yun Chang-hyun, do Partido do Poder Popular, o dano total de crimes relacionados a criptomoedas chegou a 3,87 trilhões de won nos primeiros 11 meses do ano passado, aumentando 14 vezes em relação ao ano anterior. Até agora, 81 investidores sul-coreanos que investiram nos dois tokens problemáticos do Terraform Labs processaram Kwon e o cofundador da empresa, Daniel Shin, com seus danos no valor combinado de 8,1 bilhões de won, mostram documentos oficiais. As queixas foram apresentadas à Procuradoria do Distrito Sul de Seul por suposta fraude. Falsos operadores de cripto trade são presos por enganar vítimas na Coreia do Sul.

Vozes pedindo regulamentações mais fortes de criptomoedas vêm crescendo aqui, com o recente fiasco da queda de preços da “stablecoin” terraUSD e da moeda irmã luna causando grandes perdas aos investidores. Embora a extensão total dos danos ainda seja desconhecida, as autoridades financeiras disseram que 280.000 investidores coreanos viram quase US$ 38 bilhões eliminados de seus balanços na primeira semana da queda de preços em maio.

Até agora, 81 investidores sul-coreanos que investiram nos dois tokens problemáticos do Terraform Labs processaram Kwon e o cofundador da empresa, Daniel Shin, com seus danos no valor combinado de 8,1 bilhões de won, mostram documentos oficiais. As queixas foram apresentadas à Procuradoria do Distrito Sul de Seul por suposta fraude.

Fontes de pesquisa: The Korea Herald.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.