Volatilidade das criptomoedas: 3 grandes eventos nesta semana

Volatilidade das criptomoedas: 3 grandes eventos nesta semana

Os próximos sete dias serão particularmente agitados no mercado de criptomoedas. Aqui estão três coisas para esperar.

Esta semana está se tornando uma das mais movimentadas do mercado de criptomoedas em muito tempo. Com a forma como o setor tem sido impulsionado por eventos nos últimos meses, talvez seja seguro supor que a volatilidade provavelmente se expandirá.

Com isso dito, vamos dar uma olhada em três dos principais eventos que ocorrerão nos próximos sete dias.

A Ethereum Merge está chegando

A transição ao Ethereum para um mecanismo de governança de prova de participação, também mais comumente referido como “The Merge”, está ocorrendo esta semana. O evento marcará o fim da era de prova de trabalho da rede e também introduzirá uma mudança significativa em sua tokenômica.

De acordo com um post oficial da Ethereum Foundation, uma das coisas que serão gravemente impactadas é a emissão de ETH.

As recompensas de mineração atuais chegam a cerca de 13.000 ETH por dia, enquanto a rede é executada em PoW. Depois de fazer a transição para PoS, as recompensas de staking serão de cerca de 1.600 ETH por dia após a Merge. Isso por si só reduz a emissão em cerca de 90%.

Além disso, o post também explica:

“A um preço médio do gás de pelo menos 16 gwei, pelo menos 1.600 ETH são queimados todos os dias, o que efetivamente leva a inflação líquida de ETH a zero ou menos após a Merge.”

Este é um evento que muitos chamam de “triplo halving”, fazendo uma referência clara ao halving do Bitcoin. No entanto, também vale a pena notar que muitas pessoas esperam que seja um evento do tipo “vender as notícias” com um impacto potencialmente negativo no preço da ETH no curto prazo.

Independentemente do que for o caso, uma coisa é altamente provável – a volatilidade aumentará. No momento da redação deste artigo, a Merge está prevista para ocorrer em 15 de setembro.

Chegam os números do Índice de Preços ao Consumidor (CPI)

O Índice de Preços ao Consumidor nos EUA é a métrica que a maioria usa para medir a inflação no país, embora não leve em conta todos os produtos. Tem um impacto significativo no mercado e geralmente é a causa do aumento da volatilidade.

Até agora, sempre que os números do CPI chegam, o mercado de criptomoedas entra em fúria. Em agosto, quando o Bureau of Labor Statistics dos EUA divulgou os números de julho, o preço do Bitcoin disparou cerca de US$ 1.000. Isso tende a acontecer em todas as ocasiões semelhantes.

Também vale a pena notar que a alta inflação também é a causa dos aumentos das taxas de juros e o Federal Reserve dos EUA também deve divulgar sua declaração de taxas no final do mês.

Prazo de reivindicação dos credores da Mt. Gox

O caso Mt. Gox é um dos processos mais emblemáticos e impactantes em todo o setor de criptomoedas. No final de agosto, o administrador da Mt. Gox – Nobuaki Kobayashi – divulgou informações atualizadas sobre o plano de reabilitação que os credores da extinta exchange de criptomoedas precisam considerar.

Eles têm até 15 de setembro para apresentar suas reivindicações sobre os fundos que perderam quando a exchange entrou em colapso em 2014.

Assim, isso não deve ter um impacto material no mercado, embora existam tantos rumores e especulações em torno do caso que não seria uma surpresa se causar turbulência.

Em suma, há muito o que esperar no mercado nos próximos sete dias, que estão se tornando particularmente empolgantes.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.