CZ: “El Salvador não detém nenhum Bitcoin na FTX”

CZ: "El Salvador não detém nenhum Bitcoin na FTX"

Após uma conversa entre CZ e Nayib Bukele, o primeiro disse que El Salvador não tem nenhuma de suas participações em Bitcoin presas na FTX.

O presidente de El Salvador – Nayib Bukele – supostamente descartou os rumores de que seu país mantém seu estoque de Bitcoin na exchange de criptomoedas FTX. A informação foi revelada pelo CEO da Binance – Changpeng Zhao – que disse ter discutido o assunto com o líder político.

A nação da América Central tornou-se a primeira a fazer moeda legal do Bitcoin dentro de suas fronteiras. Ele comprou mais de 2.381 moedas em um nível macroeconômico que equivale a mais de US$ 41 milhões (a preços atuais).

Todo o setor de criptomoedas está sob fogo pesado após o colapso do FTX e a queda de seu token nativo – FTT.

Várias empresas, incluindo CoinShares e Galaxy Digital, disseram ter uma exposição significativa à entidade em dificuldades. Alguns indivíduos até sugeriram que El Salvador detém todas as suas posses de Bitcoin na FTX.

CZ – Fundador e CEO da Binance – foi ao Twitter para rejeitar os rumores. Ele revelou ter conversado com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que garantiu que o país “nunca teve negócios” com a plataforma de negociação de SBF.

Cara, a quantidade de desinformação é insana.

Troquei mensagens com o presidente Nayib alguns momentos atrás. Ele disse “não temos nenhum Bitcoin na FTX e nunca tivemos nenhum negócio com eles. Graças a Deus!”

O CEO da Galaxy Digital – Mike Novogratz – foi uma das pessoas que compartilhou os rumores inicialmente, mas depois se desculpou por isso. Ele agradeceu a Zhao por esclarecer a situação e se desculpou por acreditar nas “notícias falsas” antes de serem oficialmente confirmadas.

El Salvador ganhou as manchetes em setembro de 2021 ao declarar o Bitcoin como um método de pagamento oficial em seu território. O governo doméstico gastou centenas de milhões de dólares para acumular 2.381 BTCs nos últimos meses. Devido à depreciação do preço da moeda, no entanto, o país tem mais de US$ 65 milhões em perdas não realizadas.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.