Do Kwon poderá ser extraditado para os EUA e não para a Coreia do Sul. Saiba o porquê

Do Kwon

Fundador do Terraform Labs, Do Kwon, pode ser julgado nos EUA pelo colapso multibilionário envolvendo LUNA e UST, em vez da Coreia do Sul

Do Kwon, criador do blockchain Terra, pode ser extraditado para os EUA até o início de 2024, conforme fontes. A decisão está nas mãos do Ministro da Justiça do Montenegro, Andrej Milovic, que comunicou seus planos de entregar Kwon às autoridades americanas, informando também o embaixador dos EUA, de acordo com o Wall Street Journal.

Kwon, está no centro de uma disputa entre Coreia do Sul e EUA, onde o governo sul-coreano busca processar o ex-bilionário das criptomoedas que se tornou fugitivo.

O Do Kwon enfrenta processos por fraude e violações de valores mobiliários na Coreia do Sul e nos EUA. Promotores sul-coreanos o acusam de violar as Leis do Mercado de Capitais, enquanto a SEC dos EUA alega oferta de títulos não registrados e uso de marketing enganoso para promover a TerraUSD, cujo colapso coincidiu com o ecossistema da Terra em 2022.

Os advogados de Kwon buscam encerrar o caso enquanto promotores da SEC buscam um julgamento sumário. Kwon está preso nos Bálcãs desde março de 2023, detido no aeroporto de Podgorica com um passaporte costarriquenho falso.

A notícia da extradição de Kwon para os EUA surgiu após seu apelo judicial para evitar a transferência de Montenegro. Recursos anteriores para revogar sua sentença de quatro meses de prisão foram negados.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future