Economista alerta para a queda maciça do dólar americano

Economista

Especialista em finanças prevê mudanças significativas no mercado financeiro dos EUA e, consequentemente, no padrão de vida dos americanos

O economista Peter St Onge postou um vídeo no Twitter alertando sobre as consequências negativas de armar o dólar americano. Ele é bolsista de pesquisa e liberdade econômica da Heritage Foundation, e já trabalhou em outras instituições renomadas, como o Mises Institute e a Universidade Feng Chia de Taiwan.

St Onge enfatizou que o dólar americano está perdendo rapidamente seu status de moeda de reserva, citando as palavras do ex-analista do Morgan Stanley, Stephen Jen, que o descreveu como tendo sofrido um “colapso impressionante”.

A desdolarização está acontecendo mais rápido do que as pessoas imaginam.

O dólar americano está perdendo rapidamente sua participação como moeda de reserva, tendo caído de 73% em 2001 para 55% em 2021. O economista Peter St Onge afirmou que a queda do dólar está se acelerando e que, se continuar nesse ritmo, será eclipsado em cerca de seis anos. Além disso, dados de Bancos Centrais confirmam que o cenário está mudando.

Efeitos das Sanções sobre USD

O economista Peter St Onge afirmou que as sanções afetaram gravemente o dólar americano em 2022, citando o congelamento de cerca de US$ 300 bilhões em ativos do Banco Central russo pelos EUA no ano anterior.

Segundo o economista, as sanções impostas pelos EUA em 2022, como o congelamento dos ativos do Banco Central russo, afetaram negativamente a economia global e causaram uma fuga do dólar americano. Ele criticou a decisão de Joe Biden de impor as sanções e sugeriu que o objetivo era causar pânico nos Bancos e derrubar a economia russa, mas a estratégia saiu pela culatra. Ele também criticou o fato de que o dólar americano passou de uma reserva sólida de valor para um futebol político mantido refém de qualquer lobista ou ativista que pegasse o olho de Biden.

O economista concluiu que:

Se o dólar americano continuar nesse caminho, veremos uma inflação crescente, uma queda catastrófica do padrão de vida americano e um EUA que cairá do cenário mundial, não por escolha, mas por necessidade, tudo isso, 100% de nossa própria criação.

Muitas pessoas têm feito alertas sobre a crescente perda de status do dólar americano como moeda de reserva, e que países estão intensificando os esforços para evitar seu uso em acordos comerciais. O ministro das Relações Exteriores da Síria criticou a imposição de sanções pelos EUA, afirmando que elas são uma forma de roubar ativos das nações visadas e manter seu poder hegemônico.

Comentando o vídeo de St Onge, o CEO da Tesla e do Twitter, Elon Musk, twittou:

Se você armar a moeda várias vezes, outros países vão parar de usá-la.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future