Ethereum Shanghai poderá ser lançada em fevereiro e liberará os Stakes

Ethereum Shanghai

A nova atualização da rede ETH, Ethereum Shanghai, permitirá que os investidores que fizeram stake em 2020, retirarem seus Ethereum

Os desenvolvedores da Ethereum planejam lançar uma rede pública de teste para a atualização Shanghai, que incluirá código que permite retiradas de Ethereum em stake na Beacon Chain desde dezembro de 2020, até o final de fevereiro.

Na reunião de 5 de janeiro, os desenvolvedores do Ethereum escolheram março de 2023 como o alvo provisório para o hard fork de Shanghai. E, em uma tentativa de garantir que cumpram essa data, os desenvolvedores planejam lançar uma rede de teste pública para a atualização de Shanghai até o final de fevereiro.

Durante a reunião, os desenvolvedores observaram que a atualização se concentrará exclusivamente nas retiradas de ETH. Eles também traçaram planos para não liberarem agora a Ethereum Improvement Proposals (EIPs) apelidado de EVM Object Format (EOF), uma proposta de melhoria para o ambiente de programação EVM da blockchain, devido a preocupações de que isso poderia atrasar Shanghai.

Vitalik Buterin, o idealizador do Ethereum, também expressou preocupação sobre as implicações de se apressar para implementar o EOF. Ele disse:

No EVM, é muito mais difícil remover coisas do que remover outros recursos. Se vamos fazer uma nova versão do EVM, essa nova versão do EVM deve ser projetada com a ideia de ser compatível com todos os tipos de atualizações que queremos fazer no futuro.

Christine Kim, uma pesquisadora associada da Galaxy que estava na reunião, disse em um blog que a atual rede de teste de desenvolvedores para Shanghai, que foi lançada pouco antes do Natal, já progrediu para bloquear 4.000 Bad blocks. Além disso, todas as combinações de cliente de Camada de Execução (EL) e Camada de Consenso (CL) estão sendo executadas neste testnet.

A atualização gerou entusiasmo entre muitos na comunidade Ethereum. Como a atualização permitirá retiradas de contratos de staking de Ethereum, reduzirá significativamente o risco de staking de ETH e espera-se que convença mais usuários a efetuarem stake em seus tokens.

De acordo com dados da Staking Rewards, o Ethereum atualmente tem a taxa de staking mais baixa, com apenas 13,79% de todos os tokens ETH staking. Em comparação, outras blockchains Proof-of-Stake (PoS), têm taxas de participação significativamente mais altas, com Cosmos Hub em 62,5%, Cardano em 71,8% e Solana em 71,4%.

Um grande impacto da atualização Shanghai será nos protocolos de stake líquidas, como Lido e Rocket Pool, que permitem que os usuários participem de stakes ETH sem executar um nó validador. Em outras palavras, usuários com menos de 32 ETH podem participar de stakes usando essas plataformas.

Portanto, os tokens nativos desses protocolos podem ter um aumento à medida que a atualização se aproxima. LDO, o token nativo do Lido, está sendo negociado atualmente a US$ 1,88, um aumento de 17,7% em relação ao dia anterior. O RPL da Rocket Pool aumentou cerca de 15% nas últimas 24 horas.

No momento da edição deste artigo, o Ethereum está sendo negociado a US$ 1.319, com ganho de 4,51% nas últimas 24 horas e 3,14% se comparado com a semana anterior. Segundo os dados da CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future