FTX teria comprado a Blockfolio quase que totalmente com FTT

image 70
Sam Bankman-Fried, fundador da FTX. Imagem: The Wall Street Journal

Aproximadamente 94% do valor da compra foi pago com o token próprio da FTX

Segundo publicação do Bloomberg, a FTX, exchange de criptomoedas que colapsou em novembro, teria comprado quase que integralmente a Blockfolio por meio do FTT, token nativo da plataforma de negociação.

Cerca de 94% da empresa teria sido comprada com FTT, o que representava aproximadamente US$ 84 milhões no período da aquisição, em meados de 2020. Após o pagamento, 52% da Blockfolio ficou sob a responsabilidade da FTX. A corretora tinha apenas um ano de idade quando a compra foi realizada.

Curiosamente, a maneira como a aquisição foi executada nunca chamou muito a atenção; afinal, ela foi apenas informada como “paga em dinheiro e em cripto”. O Bloomberg tentou contatar a empresa para que prestasse esclarecimentos, mas ninguém foi encontrado para confirmar as informações.

O token FTT foi um dos principais catalisadores do rápido colapso da exchange: depois que Changpeng Zhao, CEO da Binance, anunciou que venderia gradualmente todo o seu saldo em FTT, o ativo chegou a praticamente zero em poucos dias.

A empresa é acusada de fazer uso não autorizado dos fundos dos usuários para expandir seus negócios, além de camuflar sua falta de liquidez por meio de seu token nativo.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.