Rial Digital: Irã é contra o uso de criptomoedas

O Irã planeja disponibilizar o Rial digital, mas não tem intenção de permitir que a criptomoeda seja utilizada para efetuar pagamentos.

Rial Digital
Rial Digital: Irã é contra o uso de criptomoedas. O Irã planeja disponibilizar o Rial digital, mas não tem intenção de permitir que a criptomoeda seja utilizada para efetuar pagamentos.

Isso foi sinalizado por uma autoridade do governo. A ação do Irã pode ser garantir que seu CBDC se torne a primeira escolha para pagamentos no país. Muito em breve, a fase piloto começará e veremos como ela se comporta.

O Irã é contra a utilização de qualquer criptomoeda como moeda legal

Não é surpresa que, como a maioria das nações, o Irã também seja contra o uso de criptomoedas como moeda legal. O vice-ministro da comunicação do país disse que “não reconhecem pagamentos com criptomoedas”. Na verdade, o uso de moeda estrangeira é contra as leis bancárias do Irã. Portanto, empresas ou lojas podem não conseguir decidir individualmente se querem aceitar criptomoedas ou não.

As autoridades estão aderindo ao ponto de que o Irã tem sua própria moeda nacional e não há necessidade de mais nada. Portanto, eles não regulamentarão a criptomoeda como meio de pagamento. No entanto, eles podem ser regulamentados como o mercado de ações para evitar o risco para os cidadãos iranianos. Observe que o Irã permitiu que as empresas usassem pagamentos digitais com entidades estrangeiras para contornar as sanções ocidentais no passado.

O planejamento do Rial digital

As Moedas Digitais do Banco Central são a nova mania de todos os governos. Como se eles pudessem vencer as criptomoedas privadas com uma criptografia centralizada e altamente insegura (em termos de privacidade). Mas mesmo assim, os países estão tentando, e o Irã também é um deles. O Banco Central do Irã falou recentemente sobre os regulamentos que se aplicarão ao cripto rial. Será aplicado à cunhagem e distribuição da CBDC. O Banco será o emissor da moeda e também decidirá sua oferta máxima.

A CBDC seguirá a legalidade das notas e moedas físicas que o governo usa. O Banco ficará de olho no uso de CBDCs para impacto na economia. Também será restrito para uso apenas no Irã.

siria
Rial Digital: Irã é contra o uso de criptomoedas. O Banco Central falou recentemente sobre regulamentos que se aplicarão ao cripto rial.

Irã usa mineração de criptomoedas para compensar sanções econômicas

Cerca de 4,5% de toda a mineração de bitcoin acontece no Irã, permitindo ao país obter centenas de milhões de dólares em criptomoedas que podem ser usadas em importações, minimizando o impacto de sanções impostas contra o país pelos Estados Unidos.

No atual nível de mineração, a produção de bitcoins do Irã deve corresponder a receitas próximas de US$ 1 bilhão por ano, segundo números da empresa de análise de dados de blockchain Elliptic.

Representantes do governo do Irã não puderam ser contatados de imediato para comentarem sobre o assunto. O governo dos Estados Unidos impôs um embargo econômico quase total sobre o Irã, incluindo proibição de todas as importações.

Apesar dos números exatos serem muito difíceis de se determinar, as estimativas da Elliptic são baseadas em dados coletados de mineradores de bitcoin pelo Cambridge Centre for Alternative Finance até abril de 2020 e em declarações da companhia estatal de geração de energia do Irã, que afirmou em janeiro que até 600 MW estavam sendo consumidos pelos mineradores de bitcoin.

O bitcoin e outras criptomoedas são criadas por meio de um processo conhecido como mineração, em que poderosos computadores competem entre si para resolverem complexos problemas matemáticos. O processo requer muita energia.

Fatima shrine 3
O Irã planeja disponibilizar o Rial digital, mas não tem intenção de permitir que a criptomoeda seja utilizada para efetuar pagamentos.

Eles tiram proveito das criptomoedas, mas não dão o braço a torcer

O banco central do Irã proíbe transações com bitcoins e outras criptomoedas produzidas no exterior, embora as moedas estejam amplamente disponíveis no mercado negro, segundo relatos da mídia local.

O Irã reconheceu oficialmente a mineração de criptomoedas como uma indústria nos últimos anos, oferecendo energia barata e exigindo que os mineradores vendam todos as moedas produzidas para o banco central.

A oferta de energia barata para a atividade tem atraído mais grupos para o país. Teerã permite que criptomoedas mineradas no Irã possam ser usadas para pagamento de importações de produtos autorizados.

A eletricidade consumida pelos mineradores no Irã é equivalente a cerca de 10 milhões de barris de petróleo por ano, cerca de 4% das exportações petrolíferas do país em 2020, segundo o levantamento.

O Irã, portanto, está efetivamente vendendo suas reservas de petróleo nos mercados globais por meio de mineração de bitcoin para contornar os embargos ao comércio, afirmam estudos detalhados.

Fontes de pesquisa: Cambridge Centre for Alternative Finance, Ellipitc e Tech Story.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.