O Banco JP Morgan pretende utilizar um token de depósito para a liquidação de pagamentos transfronteiriços

JP Morgan

O JP Morgan não pretende usar o token como substituto de stablecoins ou para compra de criptomoedas

O gigante americano de serviços financeiros JP Morgan está explorando um novo tipo de token que irá acelerar seus pagamentos e liquidações transfronteiriças.

Pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Bloomberg que a empresa multinacional de serviços financeiros desenvolveu a maior parte da infraestrutura subjacente necessária para lançar um token de depósito. No entanto, a empresa está aguardando a aprovação dos reguladores dos EUA.

JP Morgan lançará token de depósito

Um token de depósito é uma moeda digital que serve como reivindicação de depósito contra um Banco comercial. Funcionam como versões digitais dos depósitos mantidos nas contas dos clientes. O token pode primeiro ser denominado em dólares e depois ficar disponível em outras moedas fiduciárias ao longo do tempo.

O JP Morgan não pretende usar o token como substituto de stablecoins ou para compra de criptomoedas. Embora as stablecoins sejam designadas para liquidações no setor criptográfico, os tokens de depósito desempenham funções semelhantes no sistema financeiro tradicional.

Se o JP Morgan receber aprovação regulatória, o banco poderá lançar o token para clientes corporativos dentro de um ano. A empresa busca tornar as liquidações tradicionais instantâneas e mais baratas com o novo produto.

Segundo o porta-voz do JPMorgan:

Os tokens de depósito trazem muitos benefícios potenciais, mas também reconhecemos que os reguladores gostariam de ser cuidadosos e diligentes antes de qualquer novo produto ser desenvolvido e usado. Caso esse apetite se desenvolva, nossa infraestrutura blockchain será capaz de suportar o lançamento de tokens de depósito de forma relativamente rápida,

Explorando o potencial dos tokens de depósito

O lançamento de um token de depósito seria um passo significativo nos planos de blockchain do JP Morgan . Em 2022, o banco fez parceria com a Autoridade Monetária de Singapura no seu Projeto Guardian para testar a viabilidade de aplicações na tokenização de ativos. Durante o programa piloto, a dupla examinou a representação de títulos usando depósitos tokenizados emitidos por instituições que aceitam depósitos em blockchains públicos.

Num estudo realizado no início deste ano, o JP Morgan destacou o potencial incorporado nos tokens de depósito. O banco disse que esses tokens podem se tornar uma forma de dinheiro amplamente utilizada no ecossistema de ativos digitais e podem até se tornar mais amplamente utilizados por stablecoins.

Notavelmente, o token de depósito não funcionaria da mesma forma que o JPM Coin do JP Morgan, que foi desenvolvido em 2019 para permitir que clientes corporativos movimentassem seus dólares e euros. A infraestrutura do token estaria ligada aos sistemas de compliance do Banco.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future