Malta aprova três projetos de lei em esforço para se tornar “Ilha do Blockchain”

Malta galgou um passo significativo rumo ao título de “Ilha do Blockchain“.

Leia mais: Digital Summit 2018: evento será realizado em São Paulo, reunindo grandes nomes do ramo tecnológico para falar sobre blockchain

Anunciado hoje por Silvio Schembri – um membro do Parlamento Maltês e o secretário responsável pelos serviços financeiros, economia digital e inovação – o parlamento aprovou três projetos de lei relacionados a criptomoedas, blockchain e tecnologias de registros distribuídos, sendo uma das primeiras jurisdições do mundo a aprovar uma legislação específica sobre esta tecnologia.

Falando na notícia sobre ser o “primeiro país do mundo”, Schembri, que introduziu todos os três projetos de lei ao parlamento, tweetou:

Screen Shot 2018 06 26 at 16.26.53

“Hoje, o Parlamento Maltês aprovou de forma unânime três projetos de lei sobre DLT e blockchain, sendo o primeiro país do mundo a realizar tal feito. Me sinto honrado por ter impulsionado estes projetos. Foi anunciado que Stephen McCarthy será CEO da nova Autoridade de Inovação Digital de Malta.”

Leia mais: Pesquisa realizada pelo Banco ING revela que o interesse em criptomoedas dobrará em breve

Os três projetos de lei – numerados 43, 44, 45 – foram intitulados “Ato de Preparação e Serviços de Tecnologias Inovadoras,” “Ato dos Ativos Financeiros Virtuais” e “Ato da Autoridade de Inovação Digital de Malta,” respectivamente.

Com os projetos de lei aprovados, espera-se que eles ajudem a guiar o governo maltês sobre como abarcar da melhor forma o blockchain e atingir seu objetivo de se tornar um hub internacional de cripto negócios.

O projeto de lei 45, por exemplo, verá a criação da Autoridade de Inovação Digital de Malta, que está primeiramente encarregada de promover e desenvolver a indústria do blockchain em Malta, segundo documentos públicos.

As medidas também fornecem regulamentação para ofertas iniciais de moedas (ICOs) e conferem poderes regulatórios para a Autoridade de Inovação Digital.

Em seu tweet, Schembri também revelou que Stephen McCarthy – ex-CEO da Autoridade de Acomodações do país – foi apontado para ser o CEO da nova autoridade.

Malta é conhecida por sua atitude amigável em relação à tecnologia blockchain, o que já atraiu muitos cripto negócios – incluindo grandes exchanges como Binance e OKEx.

Leia mais: Uma “criptomoeda Visa” valeria apenas US$3 bilhões

Fonte: CoinDesk