Processo da Ripple: SEC recebe novo golpe

Processo da Ripple: SEC recebe novo golpe

Um juiz já havia rejeitado a moção do regulador para revogar o status de amici curiae concedido aos detentores de XRP.

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) sofreu um grande revés quando a juíza Sarah Netburn concedeu o apelo da Ripple para servir intimações e autenticar vídeos de comentários públicos feitos pelos funcionários da agência reguladora. As informações são do site CryptoPotato.

A Ripple deve atender duas intimações a pelo menos sete funcionários da SEC. A juiza Netburn, que presidiu o caso de alto perfil, desprezou a alegação da SEC de que os réus estavam tentando reabrir a descoberta de fatos.

O processo se arrasta

A batalha legal entre a SEC e a Ripple não mostra sinais de desaceleração tão cedo. A SEC atacou a empresa de tecnologia blockchain e dois de seus executivos seniores com um processo em dezembro de 2020. O regulador financeiro os acusou de negociar US$ 1,3 bilhão em tokens XRP como títulos sem o registro dos ativos.

No entanto, as coisas mudaram para o sul para a SEC. Os detalhes da última vitória da Ripple foram revelados pelo conhecido advogado James Filan. A agência já havia se oposto ao pedido da Ripple de autenticar vídeos e, em vez disso, colocou uma condição de que consentiria com o pedido apenas se os réus concordassem em reabrir a descoberta. O objetivo por trás do movimento da SEC era atender várias intimações para que pudesse obter material de vídeo que reforçasse suas próprias reivindicações.

A SEC respondeu com uma frase que dizia:

“O autor respeitosamente não toma posição sobre a moção dos réus para reabrir a descoberta de fatos para servir intimações de terceiros com o objetivo de obter gravações de vídeo para autenticação”.

Enquanto a juiza finalmente rejeitou a condição da SEC, muitos proponentes da Ripple ficaram irritados com sua resposta. Filan, por exemplo, afirmou que a resposta da SEC até agora tem sido “um abuso do processo judicial e uma perda de tempo do Tribunal”. Ele acusou que o regulador esperou cinco dias para “arquivar uma resposta de uma frase” e mesmo assim acabou interpretando mal o pedido original da Ripple.

SEC em águas turbulentas

Ultimamente, a SEC tem sofrido uma série de derrotas, e a autenticação das observações feitas pelos funcionários do regulador provavelmente fortalecerá ainda mais a defesa da Ripple contra as acusações feitas pelo autor.

Apesar do caso estar sendo arrastado, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, acredita que uma resolução pode ser encontrada antes do final do ano.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.