Reguladores de valores mobiliários canadenses proíbem negociação de margem de criptomoedas

Copia de Contra Capa 8

As plataformas de negociação de criptomoedas no Canadá não podem mais oferecer alavancagem a seus clientes e devem segregar seus ativos com um custodiante adequado.

Com o colapso da FTX estimulando os reguladores globais a agir contra a indústria de criptomoedas, a Canadian Securities Administrators (CSA) não é exceção.

Na segunda-feira, a associação anunciou um conjunto de regras expandido referente às plataformas de negociação de criptomoedas no Canadá, que as impediria de oferecer margem ou negociação de alavancagem para clientes canadenses.

Sem mais alavancagem

Conforme anunciado pelo regulador na quarta-feira, suas novas regras se aplicarão a qualquer plataforma dentro do país sujeita à legislação de valores mobiliários, incluindo plataformas de negociação de criptomoedas que ainda precisam ser registradas.

As plataformas não cadastradas terão em breve um prazo para que apresentem um compromisso de pré-registro (PRU) ao seu principal regulador, no qual se compromete a cumprir os requisitos esperados das entidades já cadastradas. Se não o fizerem, podem enfrentar uma ação de execução.

Os termos expandidos para plataformas compatíveis incluem requisitos para manter os ativos dos clientes canadenses mantidos com um “guardião apropriado” e segregar esses ativos dos negócios proprietários da empresa. Eles também proíbem “oferecer margem ou alavancagem para qualquer cliente canadense”.

“Os custodiantes geralmente serão considerados qualificados se forem regulamentados por um regulador financeiro no Canadá, nos EUA ou em uma jurisdição semelhante com um regime de supervisão de conduta e regulamentação financeira”, diz a declaração do regulador.

Embora o regulador não tenha mencionado o nome da FTX, as questões de negociação de custódia e margem são amplamente consideradas como os principais contribuintes para a queda da exchange. Especificamente, o advogado de falências John Ray alegou sob juramento na terça-feira que a FTX misturou ativos de clientes com a Alameda Research, onde foram negociados e perdidos na margem.

Várias empresas de criptomoedas, incluindo Celsius, Voyager e BlockFi, faliram este ano depois de usar ativos de clientes para negociar com margem, contribuindo para algumas quedas maiores do que o esperado no mercado de criptomoedas.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.