Ronaldinho nega envolvimento em golpe de criptomoedas de US$ 61 milhões

Copia de Contra Capa 1

Ronaldinho diz ter sido vítima de golpe, mas acusações contra ele continuam.

O lendário ex-jogador de futebol Ronaldinho negou qualquer envolvimento em um golpe de criptomoeda que teria defraudado vítimas de US$ 61 milhões.

Ronaldinho compareceu a um tribunal em 31 de agosto, onde se distanciou categoricamente de qualquer associação com a 18K Ronaldinho, a empresa no centro do golpe. A empresa foi acusada de atrair investidores incautos para uma complexa rede de mentiras, prometendo retornos irrealisticamente altos sobre o investimento por meio de duvidosas práticas de negociação e arbitragem de criptomoedas.

O ex-jogador admitiu que a empresa explorou seu nome para suas atividades, mas disse que optou por não tomar medidas legais contra eles. Ele também alegou que ele também foi vítima do esquema fraudulento, embora os detalhes sobre a extensão de suas perdas permaneçam um mistério.

As acusações contra Ronaldinho se originam de um caso que começou em fevereiro de 2020, desencadeado por inúmeras queixas de vítimas que caíram nas tentadoras promessas do esquema de pirâmide. A empresa teria oferecido aos investidores a possibilidade de obter retornos de até 2% ao dia por meio de negociação de criptomoedas, uma proposição que suscitou suspeitas de um esquema financeiro de pirâmide devido aos altos retornos prometidos.

A negação de envolvimento de Ronaldinho no golpe ocorre depois que ele foi anteriormente advertido por um juiz de que ele poderia enfrentar ação policial se continuasse a evadir os procedimentos legais. Ele agora foi ordenado a prestar depoimento perante a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o assunto.

A saga do golpe é o mais recente de uma série de problemas legais para Ronaldinho, que foi preso no Paraguai em 2020 por entrar no país com um passaporte falso. Ele foi posteriormente extraditado para o Brasil e condenado a dois anos de prisão, embora tenha sido libertado depois de cumprir apenas alguns meses.

O caso lançou uma sombra sobre a reputação de Ronaldinho, que já foi uma das mais positivas do esporte brasileiro. A ex-estrela do Barcelona e do Paris Saint-Germain é considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, e seu envolvimento no golpe foi um choque para muitos.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.